Notícias

Em meio à crise com Mourão, Carlos Bolsonaro se refugia em clube de tiro e deixa de atender o pai

Postado às 04h23 | 25 Abr 2019

Globo

Enquanto lançava ataques contra o vice-presidenteHamilton Mourão em suas redes sociais, o vereador Carlos Bolsonaro estava refugiado em um de seus destinos preferidos.

O segundo filho mais velho de JairBolsonaro praticava disparos em um clube de tiro Santa Catarina à medida que se agravava a crise deflagrada pela ordem do presidente, no último domingo, para retirar um vídeo em que o ideólogo de direitaOlavo de Carvalho fazia críticas a militares, publicado no canal do YouTube do mandatário.

Desde então, Carlos se recusa a atender telefonemas do pai, que pediu ajuda a um amigo da família de longa data para tentar acalmar o filho, contrariado porque o presidente atendeu aos apelos de militares do governo para retirar o vídeo e desautorizasse Olavo por meio de nota.

Outro interlocutor próximo do vereador também relatou dificuldade de manter contato com o parlamentar nos últimos dias, apesar de Carlos estar ativo nas redes sociais.

Nesta quarta, ele já estava de volta ao Rio para dar expediente na Câmara de Vereadores, após o feriado prolongado da Semana Santa e de São Jorge.

O Clube e Escola Tiro .38 fica em São José, na Grande Florianópolis, e é frequentado por Carlos e pelo irmão Eduardo, deputado federal. O local é o mesmo que foi visitado pelo homem que atacou Bolsonaro a faca durante um ato de campanha no dia 6 de setembro do ano passado, em Juiz de Fora (MG). Dois meses antes de atacar o então candidato à Presidência, Adélio Bispo dos Santos praticou tiros no clube.

A rotina de Carlos no local foi compartilhada nos perfis nas redes sociais do clube e do proprietário, Tony Eduardo. Em um vídeo publicado pelo Clube 38, é possível ver o vereador fazendo quatro disparos em direção a um alvo com uma pistola .40. Já em outro, divulgado pelo empresário, Carlos é presenteado com uma faca artesanal, de modelo Hunter e personalizada com o seu nome e sobrenome.

Já o próprio vereador compartilhou fotos e o certificado de participação no Workshop Urban Combat, que consiste em um treinamento para áreas urbanas.

Já nas redes sociais, os disparos virtuais de Carlos se intensificaram após o Planalto ter divulgado, na noite de segunda-feira, uma nota de Bolsonaro declarando que as críticas do guru dos filhos “não contribuem” com o governo. Daquele momento até o início da tarde desta quarta-feira, Carlos fez 13 postagens no Twitter –e 11 delas miravam o vice-presidente. Uma foi para elogiar Olavo de Carvalho e outra para agradecer a marca de 1,1 milhão de seguidores. Parte das postagens também foi republicada no Instagram e no Facebook.

O vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ) ignorou o pedido do pai , o presidente Jair Bolsonaro , para que a troca de farpas com o vice-presidente Hamilton Mourão chegue ao fim. Na noite de terça-feira e na manhã desta quarta-feira, Carlos voltou a atacar o vice por adotar posicionamentos públicos em sentidos diferentes dos escolhidos pela Presidência.

Na terça-feira, Bolsonaro, também por meio de nota lida pelo porta-voz Otávio do Rêgo Barros, declarou querer um "ponto final" na briga entre o filho e o Mourão.

Na ocasião, o presidente voltou a afagar Carlos dizendo que ele "sempre estará ao seu lado” e que é sangue do seu sangue. O comunicado também disse que o vice-presidente é “subcomandante” do governo.

Minutos depois, entretanto, o "pitbull” da família, como é chamado pelo próprio pai, voltou ao ataque e acusou o vice, chamado por ele de "o tal de Mourão", de ter dito que a facada sofrida por Bolsonaro durante a campanha era uma "vitimização." Na manhã desta quarta, disse ser "estranhíssimo seu alinhamento com políticos que destestam o presidente."

Segundo uma fonte do Planalto, ainda no domingo, militares passaram a pressionar Bolsonaro para que fizesse uma declaração pública de que não concordava com as críticas de seu guru. Na tentativa de não contrariar o filho Carlos, responsável por gerenciar suas mídias sociais, o presidente teria optado apenas por "discretamente" apagar o vídeo.

Irritado com o pai, o vereador reagiu. "Começo uma nova fase em minha vida. Longe de todos que de perto nada fazem a não ser para si mesmos. O que me importou jamais foi o poder. Quem sou eu neste monte de gente estrelada?", escreveu.

De acordo com um interlocutor da família, Carlos usou o termo "gente estrelada" para se referir às estrelas dos generais que ocupam cargos de comando no governo Bolsonaro.

O vereador é apontado como responsável por gerenciar os perfis do presidente na internet e guardião das senhas. Desde domingo, não houve nenhuma atualização nas páginas.

Deixe sua Opinião