Notícias

Lava Jato articulou apoio a Moro em momento crítico

Postado às 06h05 | 23 Jun 2019

Procuradores na linha de frente da Operação Lava Jato se articularam para proteger Sergio Moro e evitar que tensões entre ele e o Supremo Tribunal Federal paralisassem as investigações num momento crítico da força- tarefa em 2016, segundo mensagens privadas obtidas pelo site The Intercept Brasil e examinadas p ela Folha.

O objetivo era evitar que a divulgação de papéis com nomes de dezenas de políticos —encontrados pela Polícia Federal na casa de um executivo da Odebrecht— acirrasse o confronto com o Supremo ao expor pessoas que tinham direito a foro especial e, portanto, só poderiam ser investigadas com autorização da corte. Moro temia um novo atrito como STF, já que acabara de ser repreendido por ter divulgado escutas telefônicas do ex-presidente Lula.

Havia o receio de que o ministro Teori Zavascki desmembrasse os inquéritos que estavam sob controle do juiz em Curitiba e os esvaziasse exatamente quando as investigações avançavam. Esta é a primeira de uma série de reportagens que a Folha planeja produzir com base nos diálogos obtidos pelo Intercept Brasil. O ministro Sergio Moro diz não reconhecer a autenticidade das mensagens, considera sua divulgação sensacionalista e nega ter cometido ilegalidades na condução da Operação Lava Jato

Deixe sua Opinião