Notícias

Olavo de Carvalho diz ter virado 'boi-de-piranha' de Bolsonaro

Postado às 04h28 | 25 Abr 2019

O escritor Olavo de Carvalho usou as redes sociais, nesta quarta-feira, para ironizar o presidente Jair Bolsonaro . Personagem da crise que envolve também o vice Hamilton Mourão e o vereador Carlos Bolsonaro , o ideólogo de direita agradeceu ao presidente por ter se tornado "boi-de-piranha" do mandatário. A expressão popular brasileira é usada ilustrar quando alguém é entregue em sacrifício para poupar outra pessoa mais importante.

Na mesma publicação, Carvalho diz ter sido acusado de ter "comportamento divisionista", o que, segundo ele, é o perfil do vice-presidente.

"Obrigado, sr. presidente, pela chance que o senhor me deu de ser o seu boi-de-piranha, levando nas minhas costas pelo menos metade das pancadas que lhe eram dirigidas e em seguida sendo acusado de ter o comportamento divisionista que de fato é o do seu querido vice-presidente", escreveu o ideológo, que há tempos troca farpas com Mourão.

Na última segunda-feira,  o presidente, em nota, repreendeu  Olavo de Carvalho e disse que suas recentes declarações não contribuem com o governo.  A declaração ocorreu após um vídeo do ideológo de direita com críticas a militares ter sido publicado no canal do Youtube do próprio presidente — e mais tarde apagado por ordem de Bolsonaro.

No texto,  Bolsonaro, entretanto, observou que Carvalho, considerado guru dos filhos do presidente, tenta contribuir com o país com seu "espírito patriótico ".  

O presidente ainda afirmou que o escritor teve "papel considerável na exposição das ideias conservadoras que se contrapuseram à mensagem anacrônica cultuada pela esquerda e que tanto mal fez ao país"

Após a nota crítica ao guru, Carlos Bolsonaro foi às redes sociais elogiar Olavo de Carvalho e passou a fazer ataques diretos ao vice-presidente Hamilton Mourão. Na terça-feira, em nova nota, o presidente pediu um "ponto final" na desavença entre Carlos e o Mourão. O filho, entretanto, seguiu com os ataques ao vice-presidente.

Deixe sua Opinião