Postado às 16h48 | 28 Abr 2025
Ney Lopes
O Papa Francisco, Jorge Mario Bergoglio, morreu rapidamente na manhã de segunda-feira, 21, de um derrame inesperado, sem sentir dor excessiva, e não havia nada que os médicos pudessem fazer para salvar sua vida. A história de vida do Papa Francisco relembra sua vida e seu legado.
“Pulsões amorosas”
Em 1953, pensou em ser padre depois de dar uma olhada em sete convites diferentes para bailes de formatura. Foi ordenado padre em 1969. No livro “Esperança”, a primeira autobiografia publicada por um papa, lançada em 2025, ele fala sobre de suas “pulsões amorosas”, antes de escolher o caminho do sacerdócio. Confessa ter sentido atração por duas moças em sua vizinhança de Buenos Aires. Diz que os pais eram amigos e as famílias começaram a se frequentar. Mas não houve compromissos oficiais, apenas saímos juntos, fomos dançar tango.
Antes ainda, quando era criança, Mario Bergoglio, confirma que houve uma paixãozinha infantil por Amalia Damonte,12, que era sua vizinha. Amália recordou que um dia (em algum momento de 1948 ou 1949), o jovem Jorge lhe entregou uma carta, uma espécie de bilhete de amor. "Lembro-me perfeitamente de que ele havia desenhado para mim uma casinha branca, com telhado vermelho, e dizia: 'É isto que comprarei quando nos casarmos. 'Se eu não me casar com você, vou ser padre'", escreveu Francisco. Os pais da jovem proibiram que ela recebesse mais cartas do pontífice. Sabe-se, entretanto, que ela trocou correspondência com o ele durante vários anos.
Avanços e conquistas
O Pontificado de Francisco é rico em avanços e conquistas. Ele canonizou mais santos ao longo dos doze anos em que liderou a Igreja Católica Romana, do que outro antecessor.
Francisco realizou pela primeira vez uma reunião de bispos do mundo que incluiu mulheres e leigos como membros votantes. O sínodo abordou alguns dos temas mais sensíveis da Igreja, incluindo o papel das mulheres, o celibato e o estado civil dos padres. Após a reunião, Francisco permitiu que os padres abençoassem casais gays. Revisa o processo de anulação do casamento para que católicos divorciados possam se casar novamente na igreja. Concedeu aos sacerdotes a liberdade de absolverem ou não as pessoas que cometeram aborto e procuraram a Igreja Católica para se redimir.
Um líder jesuíta
Há denúncia sobre os supostos vínculos de Bergoglio com o regime militar argentino. Ele negou, afirmando que protegeu padres e outros pressionando oficiais militares nos bastidores. Conseguiu até que a Marinha liberasse alguns.
O Padre Bergoglio tornou-se o chefe dos Jesuíta na Argentina. Na época, o país estava em meio a uma "guerra suja", quando a junta militar no poder torturou, matou ou "desapareceu" cerca de 30.000 pessoas. Dois religiosos - Orlando Yorio e Francisco Jalics- foram detidos em 1976 e ficaram presos por cinco meses na Escola Mecânica da Marinha.
Nobel da Paz
O Nobel da Paz Adolfo Perez Esquivel, que recebeu o prêmio por seu ativismo durante o último regime militar argentino negou que "o papa (Francisco) tivesse vínculos com a ditadura".
O cardeal também foi chamado como testemunha em processos relacionados à ditadura, como o caso do desaparecimento de uma mulher grávida, filha de uma das cofundadoras da organização Avós da Praça de Maio, ou o sequestro e assassinato de um padre francês na província de La Rioja, em 1976.
Herança
O Santo Padre não deixa herança material do que foi conquistado ou adquirido durante o pontificado. Na verdade, Francisco foi sempre um sacerdote austero, atento com o cotidiano dos pobres, apoiando fortemente o trabalho dos sacerdotes nas favelas. Elevou consistentemente a importância das causas dos migrantes e dos marginalizados, e pressionou a Igreja a confrontar com mais firmeza sua própria história de escândalos. Homem inteligente e a favor do diálogo com o judaísmo e o islamismo. Um reformador que procurou colocar a Igreja no caminho que era necessário para responder aos grandes desafios do Século XXI. Ele deixa um legado de inclusão e ativismo.
Os. seus esforços para tornar a Igreja mais inclusiva foram bem recebidos por seus apoiadores e por muitos católicos, mas alguns conservadores o rejeitaram. Em vida, seguiu o Provérbio 31:8-9: “ “Erga a voz em favor dos que não podem defender se; seja o defensor de todos os desamparados. Erga a voz e julgue com justiça; defenda os direitos dos pobres e dos necessitados”. Que Deus o acolha!