Notícias

A sete dias das eleições nos EUA, veja como estão as pesquisas nesta quarta-feira

Postado às 05h32 | 28 Out 2020

Globo

A uma semana do fechamento das urnas na eleição que vai definir quem comandará os rumos dos EUA pelos próximos quatro anos, os números das pesquisas mostram estabilidade nas principais disputas estaduais, com Joe Biden à frente da maioria delas.

Leia maisBloomberg despeja US$ 15 milhões em anúncios a favor de Biden em Texas e Ohio

De acordo com as projeções feitas pelo site de análises Fivethirtyeight, o ex-vice-presidente democrata tem 88% de chances de ser eleito, enquanto o atual presidente, Donald Trump, tem 12%. Ao contrário do apontado na segunda-feira, o Fivethirtyeight considera agora que as chances de um empate no Colégio Eleitoral são menores do que 1%.

.As pesquisas nacionais, lideradas por Biden desde sua confirmação como o candidato do Partido Democrata, servem como um termômetro do ânimo geral do eleitorado e do resultado da eleição no voto popular. Mas a eleição de fato nos EUA é indireta, no Colégio Eleitoral.

Por esse modelo, os estados enviam ao Colégio Eleitoral um determinado número de delegados, 538 ao todo, que escolherão o novo presidente. O voto desses supereleitores depende do resultado da votação popular em cada um dos 50 estados. Em 48 deles, o vencedor localmente terá o voto de todos os delegados do estado, independentemente de sua margem de vitória.

Tal qual na pesquisa nacional, Biden lidera na maior parte dos nove estados onde a disputa será mais acirrada, e onde provavelmente a eleição será decidida.

A Califórnia, estado mais populoso, envia 55 delegados ao Colégio Eleitoral, enquanto o Wyoming, o menos populoso, tem direito a três.

Deixe sua Opinião