Notícias

Aleluia! Hoje o Dia de São João festejado no mundo

Postado às 06h36 | 24 Jun 2021

Ney Lopes

Hoje o dia Dia de São João.

Os festivais que celebram o santo no dia 24 de junho ocorrem também em países como Canadá, Estônia, Portugal, Rússia, França, Grécia, Dinamarca e em outros.

As festas juninas têm história cultural abrangente.

Na Europa, lembra a cristianização dos ritos pagãos do Solstício de Verão, trazendo lembranças perdidas nos tempos, como o pau de sebo, pular a fogueira, etc.

No Brasil, o consagrado folclorista Câmara Cascudo, em seu Dicionário do Folclore Brasileiro, destaca que o São João é festejado com alegrias transbordantes de um deus amável e dionisíaco com farta alimentação, músicas, danças, bebidas e uma marcada tendência sexual nas comemorações populares, adivinhações para casamento, banhos coletivos pela madrugada.

Ao redor do mundo as comemorações desse dia 24 de junho têm características típicas.

Episódio curioso aconteceu com o autor do texto e esposa, ao visitarem Estocolmo na Suécia, justamente no dia de São João.

Logo na recepção do hotel via-se decoração com milho verde, arranjos de folhas, flores e “bandeirolas” coloridas, como se estivéssemos no interior do nordeste brasileiro. Os funcionários do hotel vestidos de maneira rural, tal como no Brasil.

Logo soubemos, que as festas juninas na Suécia são tidas como uma das mais famosas no mundo, considerada a festa nacional por excelência, comemorada ainda mais que o nascimento de Cristo e acontece entre os dias 20 e 26 de junho, sendo a sexta feira o dia mais tradicional.

Uma das características nas regiões rurais sueca são as danças em círculo ao redor de um “mastro” (substitui a fogueira brasileira) colocado no centro da aldeia. Essas danças assemelham-se a nossa quadrilha junina.

Outros países festejam esse dia.

Como São João é o patrono de Porto Rico – dá nome à sua capital e foi o nome que Colombo inicialmente deu ao território –, a festa é celebrada na ilha.

Um dos costumes para “afastar a má-sorte” é o de se jogar de costas no mar três, sete ou até doze vezes à meia-noite ou banhar-se com rosas.

No Peru, os rios da selva peruana recebem as pessoas para o “baño” bendito no Dia de São João.

Come-se o “Juane”, um preparado de arroz, ovos, azeitonas, coxa de frango, envolvido em folhas de uma planta chamada bijao, resultando em um formato redondo que recorda à cabeça de João Batista, pedida em um prato pela filha de Herodíades.

Na Rússia, na Ucrânia, na Bielorrússia, na Polônia e na Lituânia a água tem papel principal nas festividades.

As garotas jogam guirlandas de flores na água e pulam fogueiras. O banho nu também é comum.

As crianças brincam de guerrinha da água e fazem pegadinhas para jogar água em adultos.

Em Portugal, um dos costumes é a Dança dos Pastores e a Dança do Rei David.

Com essas manifestações religiosas e culturais e em meio a catástrofe da pandemia, hoje o mundo festeja o dia do nascimento de São João Batista, um dos principais santos da Igreja Católica, responsável pelo anúncio do advento do Messias e também por ter batizado Jesus Cristo nas águas do Rio Jordão.

Feliz São João!

Aleluia!

 

Deixe sua Opinião