Notícias

Análise: "A verdade por trás das sanções de Trump ao Brasil"

Postado às 08h04 | 23 Jul 2025

Ney Lopes

Uma história precisa ser contada sobre o que houve por trás da decisão de Trump de taxar o Brasil para salvar Bolsonaro. O jornal New York Times publica reportagem detalhada sobre a o assunto. Ao contrário do que propagam os correligionários do presidente Lula, em nenhum momento foram solicitadas pelos bolsonaristas sanções econômicas.  Os brasileiros de direita queriam sanções contra o juiz Alexandre de Moraes que processava o ex-presidente do Brasil. O presidente Trump, por decisão pessoal, optou por algo muito maior: tarifas.

Desde março, o deputado Eduardo Bolsonaro, 41, o filho do ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro, circulou pelos corredores da Casa Branca. Ele confessou que estava pressionando altos funcionários da Casa Branca para imposição de sanções ao juiz brasileiro Alexandre de Moraes. A intenção era jogar ele e seu pai na prisão, simplesmente por lutarem contra o que alegam ter sido uma eleição roubada. Eduardo Bolsonaro encontrou um público simpático.

"Isso não passa de um ataque a um oponente político — algo sobre o qual eu sei muito bem!", postou o presidente Trump online. "Aconteceu comigo, multiplicado por 10."

Na quarta-feira, 8, o presidente Trump pessoalmente optou por algo que considerou mais eficaz: uma tarifa de 50% sobre todas as importações brasileiras a partir de 1º de agosto, em retaliação ao que ele chamou de "caça às bruxas" contra Jair Bolsonaro. A mudança de impor sanções a um único juiz foi uma opção apenas de Trump, de acordo com duas pessoas familiarizadas com a reunião na qual o presidente discutiu sua decisão diz o NYT.

O governo brasileiro está estudando a possibilidade de aplicar tarifas a indústrias americanas específicas, mas empresas brasileiras dependem de materiais importados dos EUA. A economia brasileira poderá sofrer. Os Estados Unidos são o maior comprador de aço e café brasileiros e o segundo maior comprador de carne bovina brasileira. O comércio entre os dois países vinha se intensificando. As exportações brasileiras para os Estados Unidos atingiram o recorde de US$ 40,3 bilhões em 2024. As ameaças de tarifas do Sr. Trump a outros grandes exportadores, como China e Vietnã, tornaram os produtos brasileiros mais atraentes.

O resumo da ópera é que "Lula deve estar feliz", pois, como já disse Thomas Traumann, analista político, ele agora tem um inimigo estrangeiro, e qualquer dificuldade ou crise que aconteça economicamente pode ser atribuída a Trump e a Bolsonaro.

Hoje na história

Dia 13 de julho é comemorado o Dia Mundial do Rock . 1793- Jean Paul Marat, um dos líderes da Revolução Francesa, é esfaqueado até a morte. 1875 - A primeira caixa registradora é patenteada por David Brown, Nova Jersey. 1897 - O italiano Guglielmo Marconi obtém a patente norte-americana pela sua invenção do rádio (telégrafo sem fio).1960- John F. Kennedy, o senador do estado de Massachusetts, é escolhido como candidato à presidência norte-americana pelo Partido Democrata. 1962-Brochado da Rocha (PSD) se torna primeiro-ministro do Brasil.1977- Às 9:34 da noite, aproximadamente 9 milhões de pessoas ficam sem energia elétrica em NY Mais de 3.000 pessoas são presas,  durante as 25 horas em que a cidade permaneceu sem força.

Curtinhas

Filme para o fim de semana

“Napoleão” - A sua rápida e implacável ascensão a imperador, visto através do prisma de seu relacionamento visceral e muitas vezes volátil com sua esposa e verdadeiro amor, Josephine; NETFLIX.

Trump vs Lula

"Em algum momento posso falar com Lula, mas não agora", afirmou o presidente Trump, ao ser questionado pela imprensa. Não deixa de ser uma abertura ao diálogo. Falta Lula apresentar uma proposta.

Mlei

O Senado argentino vota pelo aumento dos gastos fiscais, e Milei denuncia uma "tentativa de golpe institucional". Senadores da oposição aprovaram por unanimidade um aumento nas pensões e deram aprovação preliminar a projetos de lei que forneceriam mais fundos às províncias

Em Portugal

Governo quer fim da exceção para brasileiros que entram como turistas no país e pedem autorizações de residência. Executivo quer travar direito irrestrito a pedidos de residência.

 

Deixe sua Opinião