Notícias

Análise: Bloqueio no canal de Suez

Postado às 06h51 | 26 Mar 2021

Ney Lopes

Os preços do petróleo estão em alta e poderão subir mais.

 Isto porque, ocorreu acidente no Canal de Suez, localizado no Egito, que ainda persiste, com o navio gigante Ever Given, cargueiro com 400 metros de comprimento, bloqueando a circulação na área, via crucial para o comércio global.

Estima-se que entre 10% e 15% do comércio mundial passe no local, sobretudo o transporte de petróleo e gás natural. Este canal, construído a partir de 1859 (foram 10 anos de obras, utilizando 1,5 milhão de trabalhadores), possibilitou a ligação entre o Mar Mediterrâneo e o Mar Vermelho.

O tráfego marítimo diário através do canal de Suez é avaliado em 9,6 bilhões (54,5 bilhões de reais).

Quanto mais tempo o canal permanecer fechado, maior será a fila de navios esperando para cruzá-lo, criando atrasos adicionais mesmo quando o tráfego for retomado.

A única alternativa, caso não se consiga o desbloqueio, será a rota alternativa para o comércio de mercadorias entre a Ásia e a Europa, que implicaria contornar o continente africano, e chegar ao cabo da Boa Esperança, uma viagem significativamente mais demorada e onerosa. Essa possibilidade leva cerca de uma semana a mais do que a de Suez

Um desvio da rota também teria implicações financeiras para o Egito, já que a infraestrutura representa uma de suas principais fontes de entrada de moeda estrangeira.

O incidente poderá ter impacto no volume do comércio mundial durante este ano, podendo registrar quedas na ordem de 1%-2%".

A consequência mais próxima seria o aumento do preço do petróleo.

Em meio a catastrófica pandemia, surge mais um acontecimento inesperado, que pode afetar a sobrevivência no planeta.

 

Deixe sua Opinião