Notícias

Análise: "Brasil analisa reforma administrativa de Portugal"

Postado às 15h54 | 23 Nov 2020

Ney Lopes

O governo de Portugal implanta reforma administrativa, que está chamando atenção do Brasil. São utilizados métodos de avaliação para a adequação dos candidatos às exigências do cargo busca a "pessoa certa para o lugar certo".

A ideia de uma agência reguladora do RH do serviço público começa a ganhar força também no Brasil, em meio à discussão da reforma administrativa em tramitação no Congresso, para afastar a ingerência política na escolha dos dirigentes. Essa agência não pede nem pode receber orientações dos governos para fazer a seleção.

A criação dessa nova agência em Portugal permitiu a atração de candidatos potencialmente qualificados para o desempenho do cargo. Identificada a necessidade de recrutamento, um júri designado estabelece os critérios a serem aplicados na seleção de candidatos a cargos de direção superior, com a definição do perfil para o posto. O recrutamento é aberto para seleção interna e externa. Pode se candidatar também quem não possua qualquer vínculo com a administração pública. A seleção tem as fases de triagem das candidaturas, entrevistas, provas de competências, testes e decisão final sobre a escolha.

É um modelo que tem sido adotado pelos países com os melhores serviços públicos do mundo. Sobre a forma de avaliar os servidores, em Portugal, o sistema é integrado a um planejamento anual. Os objetivos e metas são dados para uma determinada secretaria, que distribui para os departamentos.

Avalia-se ao mesmo tempo o servidor e o departamento.

Essa experiência portuguesa poderá ajudar a pretendida reforma administrativa brasileira.

 

Deixe sua Opinião