Notícias

Análise:"China ultrapassará Estados Unidos"

Postado às 06h52 | 27 Dez 2020

Ney Lopes

China deve ultrapassar EUA como maior economia global em 2028 e não mais em 2033 como era previsto.

Declínio da economia americana durante a pandemia e rápida recuperação da China devem antecipar em cinco anos ascensão do país asiático como maior economia do mundo, de acordo com um novo relatório de um grupo de estudos do Reino Unido.

O relatório detalha projeções de economia de 193 países.

O texto deste ano destacou que os países da Ásia foram mais bem-sucedidos ao lidar com a pandemia do que as nações europeias e os EUA.

O relatório elogiou a "gestão hábil da pandemia" da China, em que a imposição de um lockdown rígido e precoce manteve os números sob controle. O estudo prevê que a pandemia deve provocar um encolhimento de US$ 6 trilhões na economia global em comparação com 2019.

De acordo com o relatório, o Produto Interno Bruto da China deve crescer 2% em 2020, em contraste com outras grandes economias, que enfrentam recessão. Já o dos EUA deve sofrer um recuo 5%.

Já o Brasil deve ter uma queda de 5% em 2020, porém estará entre as 12 maiores economias. A previsão é que o nosso país chegue ao 9º posto somente em 2035.

Espera-se que o Japão continue a ser a terceira maior economia até o início de 2030, quando a Índia deve superar o país, empurrando a Alemanha para o quinto lugar.

O curioso é a conclusão desse relatório, ao definir que o chinês médio permanecerá mais pobre em termos financeiros do que o americano médio, mesmo depois que a China se tornar a maior economia do mundo, considerando que a população da China é quatro vezes maior.  

Um “mundo novo” parece dá sinais no horizonte global!

 

Deixe sua Opinião