Notícias

Análise: "Dicas" do homem mais rico do mundo

Postado às 04h52 | 05 Jan 2021

Ney Lopes

Jeff Bezos, 56, a pessoa mais rica do mundo, é o dono da “Amazon”.

Desbancou Warren Buffet e Bill Gates. Formado em engenharia elétrica e ciências da computação, ele deixou um promissor emprego em uma das principais gestoras de Wall Street para apostar no futuro da internet. Jeffrey nasceu em Albuquerque, no Novo México, EEUU.

Sua mãe Jacklyn Jorgensen tinha apenas 18 anos, quando deu à luz a Jeff. De seu pai biológico, Ted, Jeff não tem nenhuma recordação. Seus pais se separaram após 17 meses juntos, quando o garoto tinha apenas um ano.

No seu último livro (“Inventar e vagar”), Jeff Bezos dá “dicas” para quem deseje ser empreendedor.

Em resumo ele aconselha o seguinte: dormir cedo e acordar cedo, tomar café da manhã com família e fazer exercícios. "Eu priorizo o sono”. Meu humor fica melhor”.

Use a manhã para tarefas importantes. “Gosto de fazer minhas reuniões de QI alto antes do almoço. Qualquer coisa que seja realmente desafiadora mentalmente é uma reunião às 10h, porque às cinco da tarde eu não consigo pensar mais sobre o assunto”.

Tome poucas decisões e pense no futuro. "Se eu tomar três boas decisões por dia, isso é o suficiente, e elas devem ser da melhor qualidade que eu puder. Pense no futuro".

Você precisa pensar com dois ou três anos de antecedência”.

Identifique as decisões com efeitos irreversíveis. Decisões que são irreversíveis e cujas consequências são mais sérias devem ser feitas com cuidado, tomando o tempo necessário.

VERIFICAR se a decisão é "uma porta de mão única ou de mão dupla”.

Estimule a equipe a discordar. O líder DEVE estimular sua equipe a discordar e a ter vários pontos de vista. A equipe deve "jogar, discordar e se comprometer". Em alguns dos momentos o chefe precisar chamar para si a decisão e bancá-la.

"Às vezes, você deve ignorar os subordinados, mas esse julgamento é só seu", diz ele.

Vale a pena refletir sobre as ‘dicas’ de Bezos.

 

Deixe sua Opinião