Notícias

Análise: "Eleição no RN: previsão só após a apuração"

Postado às 05h40 | 17 Mai 2022

Ney Lopes

Não existe favoritismo em jogo de futebol, nem eleição. A classe política teima em não enxergar essa realidade, já tantas vezes confirmada nas urnas do RN.

Quem diria que Aluízio Alves, em 1960, fosse eleito governador, quando estava isolado na UDN, o seu partido, obrigado a aliar-se  a adversários ferrenhos do PSD, contra um sistema político no poder, que aglutinava quase a totalidade de prefeitos e vereadores.

Vitória - Em 1984, Geraldo Melo venceu a eleição para governador, com João Faustino ganhando em todas as pesquisas, até vésperas da eleição.

Vilma I – Em 1988, Vilma disputou a prefeitura de Natal contra Henrique Alves, amigo pessoal do então presidente José Sarney, a exemplo do atual candidato Rogério Marinho ao senado, que é amigo de Bolsonaro.

Foi montada superestrutura de apoio à Henrique e Vilma ganhou.

Vilma II -. Em 2002, com pesquisas iniciais altamente desfavoráveis, Vilma foi candidata a governadora, numa chapa formada por seu PSB e 2 outros partidos de baixa expressão eleitoral.

Fez uma campanha meteórica e ganhou dos favoritos na disputa, Fernando Freire e Fernando Bezerra.

Henrique- Em 2014, o deputado Henrique Alves montou a maior estrutura de campanha política já vista no estado. Aliou-se a sua adversária Vilma de Faria, que disputou ao seu lado o senado.

Aglutinou todas as forças econômicas do estado, em pról de sua campanha.

Abertas as urnas, todos perderam a eleição.

Agenor e Stevenson Agenor Maria e Styvenson Valentim elegeram-se Senador, sem nenhum apoio de lideranças tradicionais. Os governadores eleitos à época foram adversários.

2022  I –  Serão diferentes os resultados da eleição de outubro próximo, com a influência das redes sociais e maior conscientização do eleitorado, em face da crise causada pela pandemia? 

O voto será livre, ou predominará o “cabresto” das estruturas milionárias, aliadas ao poder econômico e aos governos?

2002 II – A pergunta é se o favoritismo mostrado nas pesquisas poderá ser, ou não, alterado pelo voto dos “independentes” e “indecisos”, que no caso do Senado somam mais de 60%.

Previsão – Tudo indica, que continua atualíssima a frase de Ananias, zagueiro do Santa Cruz de Recife, quando dizia: “previsão ou prognóstico, eu só dou depois do jogo”.

A cautela recomenda, que Ananias tem razão.

É bom aguardar a apuração dos votos!

Olho aberto

Biografia - Já lançada, a primeira biografia em português do presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky, com tradução direta de Elena Luchyna .

As últimas páginas foram escritas pelo do jornalista Sergii Rudenko num abrigo antibombas durante o início dos ataques com mísseis do exército russo sobre a Ucrânia.

Remédio salvador - Paxlovid é o antiviral campeão de vendas nos EUA, usado no tratamento de infecções causadas pelo coronavírus, que provoca a covid-19.

O remédio, aprovado para uso emergencial pela Anvisa, é o primeiro no contra a doença nas formas leve e moderada e para quem tem alto risco de complicações.

Portugal- A Comissão Europeia reconheceu que Portugal será o único país na região a crescer.

Espera-se que o PIB português cresça 5.8%, mas a previsão é que a inflação também subirá. O crescimento será consequência da volta do turismo.

Crime de guerra I -O ucraniano Mykola, 33 anos, sobreviveu à execução dos russos na guerra da Ucrânia. 

O Wall Street Journal publicou, que ele e dois irmãos foram amarrados e vendados, antes de receberam ordens para se ajoelharem junto a uma vala comum.

O primeiro tiro matou o irmão mais novo, o segundo o irmão mais velho.

Crime de guerra II - Mykola foi o terceiro a ser baleado, mas a bala entrou junto à orelha direita e saiu perto da boca.

Os russos não se aperceberam e ele sobreviveu.

Procuradores ucranianos levarão essa prova ao Tribunal de Haia para provar os crimes de guerra da Rússia.

Máscaras – Desde ontem, as máscaras deixam de ser obrigatórias em aeroportos e voos na Europa

Lula - No encontro com o Solidariedade, Lula citou “Deus” quatro vezes e a “Bíblia”, duas.

Afirmou-se “cristão” em duas oportunidades.

Diz-se que o motivo foi Bolsonaro ter ganho mais pontos entre os evangélicos indecisos.

Hospital - General Santos Cruz é internado no Hospital das Forças Armadas nesta madrugada.

O hospital ainda não deu detalhes sobre o seu estado de saúde.

O general é ex-ministro-chefe da Secretaria de Governo do presidente Jair Bolsonaro Uma fonte que manteve anonimato, disse ao Correio Braziliense que o general teria sofrido um infarto e que o estado de saúde era grave.

Nada confirmado.

 

 

Deixe sua Opinião