Postado às 16h03 | 03 Jul 2025
Ney Lopes
Começou nesta última quarta-feira (2), em Lisboa, a 13ª edição do Fórum de Lisboa, evento jurídico-acadêmico que anualmente reúne figuras centrais do poder brasileiro na capital portuguesa.
O Fórum é uma valiosa iniciativa do ministro Gilmar Mendes, do STF, que em boa hora, articulou parceria com a Fundação Getúlio Vargas, o Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) e o Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
Neste Fórum jurídico anualmente são debatidos desafios, visões e diferentes modelos de sistemas jurídicos presentes em ambos continentes, a partir de perspectivas variadas.
O encontro ficou conhecido como “Gilmarpalooza”, uma mistura do nome do decano, anfitrião da iniciativa e autor da ideia, com o do festival de bandas Lollapalooza.
O fórum jurídico acontece anualmente para dialogar sobre desafios, visões e diferentes modelos de sistemas jurídicos presentes em ambos continentes, a partir de perspectivas variadas.
A cooperação e o diálogo visam ao desenvolvimento de atividades voltadas para a assessoria técnica aplicada ao aperfeiçoamento de instituições públicas e privadas no Brasil e no exterior.
Ajuda os governos e colabora com a iniciativa privada.
O inusitado é que, diante de iniciativa tão oportuna, vinculada aos interesses do país, surjam vozes discordantes, levantando dúvidas onde elas não existem.
Alegam impropriedade na participação de ministros do STF.
Desconhecem que juízes da Suprema Corte americana participam de debates sobre questões jurídicas, seja em conferências, seminários ou eventos acadêmicos, dentro e fora do país, como convidados, inclusive remunerados.
Isso contribui para o avanço do conhecimento jurídico e para o debate público sobre temas relevantes
Os “críticos de plantão” são aqueles que só entendem aquilo que querem e da maneira que melhor lhes convier.
Quando deputado federal por seis legislaturas, presidi o Parlamento Latino Americano (PARLATINO), hoje sediado no Panamá.
Sempre adotei a prática do intercâmbio de experiências entre nações.
Além da África, aprimoramos relacionamento de troca de conhecimentos acerca das instituições latino americanas e os parlamentos europeu, americano e a China, fundação inglesa de economia, a Rússia, OEA, UNESCO, ONU, OMC e outros.
O intercambio resultou num acervo de estudos, análises e sugestões.
A propósito, permitam uma sugestão.
O Fórum de Lisboa poderia no futuro incluir tema sobre a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina e a experiência da União Europeia, desde os seus primórdios.
O artigo 4°, § único, da Constituição brasileira, já define a necessidade dessa integração, a nível latino americano.
Disponho de inúmeros estudos sobre essa matéria, decorrente de participações em fóruns internacionais e a parceria que o Palatino sempre manteve com o Parlamento Europeu e outras instituições externas.
A interpretação e aplicação desses princípios envolvem a interação entre o direito interno e o direito internacional.
Pelo visto, a feliz iniciativa do ministro Gilmar Mendes poderá ter outros desdobramentos, em favor dos interesses nacionais.
É apenas, uma questão de vontade!
Filme
"Ataque em Londres: Os Atentados de 7 de Julho". A minissérie documental revisita os ataques terroristas que chocaram o Reino Unido em 2005. O foco é a investigação que se seguiu e a trágica morte do brasileiro Jean Charles, que foi confundido com um dos terroristas e morto a tiros.
Forró continua
O Arraiá de Natal estará neste final de semana no Largo do Atheneu, Petrópolis. Entrada gratuita.
Fluminense, hoje (I)
Já incluído entre os oito principais times do mundo, enfrenta o Al Hilal, da Arábia Saudita, às 16 horas, no Camping World Stadium, em Orlando.
Fluminense, hoje (II)
É o time que tem a 'menor folha salarial' de todos os disputantes das quartas do Mundial. No Brasil tem metade da folha do Palmeiras; o Inter de Milão tem quatro a cinco vezes mais por mês.
Fluminense, hoje (III)
É necessário sempre acreditar que o sonho é possível
Frase
“É mais fácil transformar um aquário em sopa de peixe do que transformar sopa de peixe em um aquário. ”
Uma proposta de Lula
A CBF organizar a Copa “Esqueceram de Mim” para Corinthians jogar.
Terrorismo
Risco de ações terroristas hoje nos Estados Unidos. 4 de julho: a data da independência. Um super esquema de segurança está montado.