Notícias

Análise: "Lula despenca e 2026 fica difícil para o PT"

Postado às 15h18 | 04 Jun 2025

Lula está à beira do abismo

Ney Lopes

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) amarga a pior avaliação desde o início do terceiro mandato, conforme dados da terceira rodada de 2025, da Pesquisa Genial/Quaest, divulgada ontem, 4.

O índice chegou a 57%, contra 40% que aprovam o petista.

O ineditismo se repete quando o record da rejeição é entre aqueles com renda familiar de até dois salários-mínimos, eleitorado que historicamente apoia Lula.

Há empate técnico pela primeira vez no levantamento: 50% aprovam o governo e 49% desaprovam.

Em julho de 2024, o placar era de 69% a 26%.

Mais brasileiros veem governo atual, pior que o de Bolsonaro.

Outros resultados são preocupantes, como a reprovação de Lula entre os eleitores evangélicos, que segue elevada, em 66%.

Entre os católicos, a desaprovação continua subindo e chegou a 53%, em maio.

É a primeira vez que isso ocorre, desde o início do mandato. As prováveis causas dessa queda foram o escândalo de corrupção do INSS, seguido por corrupção, pela inflação e pela má gestão dos gastos públicos.

Houve uma inversão em comparação com o levantamento de agosto de 2023, quando o maior temor da população era a economia.

O estudo mostra o temor agora com a violência, que lidera o ranking, correspondendo à resposta de 30% dos brasileiros

São cinco rodadas seguidas do aumento do índice de desaprovação do governo, desde julho de 2024.  

Neste contexto desgastante, aproxima-se a sucessão em 2026

A hipótese da candidatura de Lula à reeleição é alimentada pelo PT, porém todos sabem que essa é uma hipótese praticamente impossível, dada a saúde do presidente.

Surge a interrogação?

Quem será o candidato do PT?

Dois nomes prováveis - Alckmin e Haddad.

Ambos terão dificuldades de trânsito no próprio bloco governista.

Alckmin enfrentaria a dupla rejeição do seu grupo no passado (PSDB) e dos atuais governistas que o “engolem”.

Haddad, inegavelmente de uma linha moderada na economia, é rejeitado pelo núcleo petista, liderado pela ministra Gleisi Hoffmann, embora bem aceito, até no empresariado.

Um terceiro nome governista será difícil viabilizar-se eleitoralmente, embora muitos desejem.

A estrela do PT sempre girou exclusivamente em torno de Lula, tornando nebulosa a disputa em 2026. Só resta esperar para ver!

Hoje na história

Celebramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, uma data que nos convida à reflexão sobre o papel de cada um na preservação da natureza. Também é o Dia Nacional da Reciclagem. 1944 – Segunda Guerra Mundial: Mais de mil bombardeiros britânicos largam 5.000 toneladas de bombas na Normandia, em preparação para o Dia D.1975 – O Canal de Suez reabre pela primeira vez desde a Guerra dos Seis Dias.1981 – Primeiro diagnóstico de casos de aids, nos Estados Unidos.1983 – Vai ao ar pela primeira vez a Rede Manchete de Televisão.1989 – Um jovem desarmado desafiou o poderio chinês barrando a passagem de vários tanques de guerra durante o Protesto na Praça da Paz Celestial.2003 – Dissolução da República Federal da Iugoslávia.2006 – O Parlamento da Sérvia proclama a independência, dissolvendo a Sérvia e Montenegro.

Curtinhas

Dia D – Hoje, o Dia D de Carlo Ancelott, o novo treinador da seleção do Brasil. Sob o seu comando, a seleção joga contra o Equador, às 20 horas, no Estádio Monumental Banco Pichincha/32. Entre os seus assistentes está o próprio filho. Ancelotti afirmou que treinar a seleção brasileira sempre foi um sonho de infância.

Trabalho aos domingos I -  O comércio não é proibido por lei de abrir aos domingos e feriados no Brasil, mas a nova regra estabelecida pela Portaria nº 3.665/2023 exige acordo por convenção coletiva para que o trabalho nesses dias seja permitido. Essa regra entra em vigor em 1º de julho de 2025.

Trabalho aos domingos II - Quem trabalha aos domingos e feriados tem direito à folga compensatória, descanso semanal remunerado, escala organizada com antecedência e, em muitos casos, pagamento em dobro. Esses direitos são garantidos pela CLT e por acordos coletivos. A mudança é desnecessária e irá “travar” a atividade do comércio com a burocracia de convenções coletivas e aumento de custos.

Recado para Lula - O primeiro debate entre os possíveis candidatos à Presidência da República tem um recado direto ao presidente Lula da parte do deputado Rui Falcão (PT-SP): “O PT não tem chefe, não tem caciques, o voto é secreto e os militantes são livres para fazer as suas escolhas”, afirmou.

Portugal - A Embaixada do Brasil em Portugal informou que é "irrisório" o número de brasileiros que receberão notificação para deixar o país.

Febre AftosaO Brasil é reconhecido internacionalmente como país livre de febre aftosa. É uma doença viral altamente contagiosa que afeta animais de casco fendido (bovinos, bubalinos, suínos, ovinos, caprinos), mas não humanos, cavalos, gatos ou cães.

 

 

 

 

 

 

 

Deixe sua Opinião