Postado às 05h58 | 27 Ago 2025
Ney Lopes
Trump tem posições estranhas não apenas em questões humanas e sociais.
Ele se opõe a conceitos econômicos consolidados no mundo.
Um deles é sua amarga antipatia pela energia eólica e solar. “Quero ver o oceano, não quero ver moinhos de vento”, disse Trump ao iniciar o seu atual mandato.
Foi mais adiante: “as turbinas eólicas offshore estão “enlouquecendo as baleias”.
A diminuição da energia eólica reduz a concorrência no mercado de energia e apoia uma maior demanda por petróleo e gás.
Como presidente, Trump declarou projetos de energia eólica e solar indesejáveis no país, impedindo-os de terras federais e assinando legislação que anulou regras de combate a perigosa poluição de aquecimento do planeta.
Enquanto isto, a China já constrói mais capacidade eólica e solar do que todos os outros países combinados.
Até 2035, a China deverá adicionar 4660GW de energia solar e 860 GW de energia eólica, cerca de 15 vezes mais do que os EUA.
No ano passado, a China atingiu sua meta de metade das vendas de carros novos para ser elétrica, uma década antes do planejado.
Os obstáculos criados pelo presidente Trump sobre a indústria eólica ameaçam milhares de empregos e bilhões de investimentos em energia limpa.
Prejudica a segurança energética do país em momento de aumento da demanda.
Os Estados Unidos por mais puritanos que desejem ser, permitem doações recordes de dinheiro nas campanhas, com objetivo claro de vantagens futuras.
O Vale do Silício cresceu na era Reagan dessa forma.
Agora, foram as indústrias de combustíveis fósseis, que destinaram doações astronômicas para Trump.
Em consequência, o presidente derrubou as regras de poluição e abriu novas áreas para perfuração, desde que retornou à Casa Branca.
Veja-se, por exemplo, a expansão por lei das oportunidades para novo leasing em áreas offshore, particularmente no Golfo da América, que é uma grande vitória para a indústria de petróleo e gás.
A legislação tornou as empresas chinesas “impedidas” para créditos fiscais de energia limpa (eólica).
Caso seja mantida nos Estados Unidos essa “marcha ré” contra as energias renováveis, será grande o prejuízo até a próxima década em empregos perdidos e custos de energia doméstica mais altos.
É o que concluem os analistas.
27/8/1828 - A independência do Uruguai é formalmente proclamada 27/8/1916
1859 – O primeiro poço de petróleo é perfurado nos Estados Unidos.
27/8/1945-Tropas norte-americanas chegam ao Japão após rendição do país na II GM
1955 – Lançado o Livro Guinness dos Recordes
27/8/1961 - Leonel Brizola, governador do Rio Grande do Sul, afirma que garante a posse de João Goulart “à bala, se for preciso”.
27/8/1969- Uma trombose obrigou Costa e Silva a se afastar da Presidência do Brasil.
27/8/1975 - A primeira versão da novela “Roque Santeiro" é censurada pela ditadura.
27/8/1980 - Três bombas explodem na sede da OAB, no Rio de Janeiro
Filme
“Churchill em Guerra” | Série da Netflix. - Esta série documental examina o papel fundamental de Winston Churchill na Segunda Guerra Mundial e mostra os motivos pelos quais ele foi o líder ideal naquele momento.
Frase
"A melhor maneira de ser feliz com alguém é aprender a ser feliz sozinho. Daí a companhia será questão de escolha e não de necessidade” (Jô Soares)
Posse (I)
Será na próxima segunda feira a posse do juiz potiguar dr. Walter Nunes da Silva Júnior como desembargador Federal do Tribuna Regional Federal da 5ª região. A solenidade será no auditório pleno da Corte, no Cais do Apolo s/n, Recife, PR, às 17 horas.
Posse (II)
O juiz Walter Nunes da Silva Júnior tem uma das mais brilhantes carreiras da magistratura brasileira. Sempre se destacou até em reuniões no Tribunal Pleno em Brasilia e associação dos magistrados. Herda o talento e dignidade do seu Pai, Walter Nunes, um grande Amigo, hoje na Eternidade.
Conselho
Ex-presidente do STF, ministro Nelson Jobim, diz que Lula precisa fazer contato com Trump e afirmou que faz parte da política resolver problemas, mesmo sob o risco de humilhação
Gratificante
Sem dúvida, registro que merece ser dado: o senador Rogério Marinho foi incluído como presidenciável, em recente pesquisa nacional e obteve bom percentual de votos. Sempre defendi que o bom parlamentar federal é aquele que tem espaço nacional. Só assim “enxergam” o RN no debate dos grandes temas. Do contrário, é ser mero “estafeta” de emendas no OGU e só levantar a mão para “pedir cafezinho”, nunca um aparte.
Escândalo
Um escândalo sobre corrupção tem causado impacto junto dos argentinos. Acontece a duas semanas das eleições na província de Buenos Aires. O esquema, que supostamente desviava dinheiro do orçamento destinado a pessoas com deficiência, envolve diretamente Karina, irmã do Presidente Milei