Notícias

Análise: "Milei em “maus lençóis”"

Postado às 06h40 | 30 Ago 2025

Ney Lopes

O presidente Milei da Argentina muda de lado.

Antes, era uma excêntrica personalidade pública, que lhe rendeu o apelido de El Loco, traduzido literalmente como "o louco".

Na oposição empunhava um motosserra em comícios políticos, chamava o Papa de "filho da puta esquerdista" e considera Elon Musk e Al Capone seus heróis pessoais.

Ele usou estratégia inspirada nas táticas do candidato presidencial americano Donald Trump – inclusive no slogan de sua campanha: "Make Argentina Great Again" (Tornar a Argentina Grande Novamente).

Agora, está em “maus lençóis”, na medida que uma investigação apura se a sua irmã aceitou grandes somas de dinheiro em propinas de vendas de produtos farmacêuticos para a agência argentina de serviços para deficientes.

O suposto esquema também implica Eduardo "Lule" Menem, sobrinho do ex-presidente Carlos Menem, que liderou a Argentina de 1989 a 1999.

O escândalo ocorre às vésperas de eleições cruciais. No dia 7 de setembro, haverá votação na província de Buenos Aires, considerada termômetro do governo.

Em 26 de outubro, o país terá eleições legislativas nacionais, que podem consolidar ou desmontar a base de Milei no Congresso.

O presidente Javier Milei foi evacuado na última quarta-feira, enquanto liderava uma passeata política em Buenos Aires, em meio a incidentes envolvendo manifestantes que atiraram pedras e garrafas plásticas.

Uma amostragem do quadro atual é a declaração do geneticista e doutor em ciências biológicas Leonardo Amarilla, que era pesquisador em tempo integral no prestigiado Conselho Nacional de Ciências da Argentina, estudando como melhorar a produtividade de culturas como amendoim, soja e girassol.

Depois das medidas de austeridade, ele percebeu que não conseguia mais comprar alimentos básicos ou sustentar seus pais idosos.

Para conseguir sobreviver, ele se inscreveu para dirigir para a Uber, trabalhando quatro horas por dia durante a semana e seis nos fins de semana.

É complexa a situação da Argentina.

Antes, o país era devastado por uma administração irresponsável.

Agora sofre os efeitos de uma administração que trabalha com números, estatísticas e não com pessoas humanas.

Dois extremos, que desafiam “um meio termo”, em que a riqueza compartilhe as carências sociais do país.

Curtinhas

Filme

O auto da compadecida” – Globo play - As aventuras dos nordestinos João Grilo (Matheus Natchergaele), um sertanejo pobre e mentiroso, e Chicó (Selton Mello), o mais covarde dos homens. Ambos lutam pelo pão de cada dia e atravessam por vários episódios enganando a todos do pequeno vilarejo de Taperoá, no sertão da Paraíba

Frase

“Enquanto lulopetismo e bolsonarismo se engalfinham para definir quem é mais brasileiro, os patriotas de verdade só querem um governo decente”. (Editorial do Estado de SP).

Prêmio merecido

O Cemitério Morada da Paz, de Natal, RN, ganhou mais uma vez o prêmio mais prestigiado da maior associação de profissionais do ramo funerário do mundo. O Pursuit of Excellence Award, concedido anualmente pela NFDA (National Funeral Directors Association), premia as melhores empresas do setor funerário global. O reconhecimento segue critérios bastante rigorosos de excelência.

População

A população do Brasil é estimada em 213.421.037 habitantes, de acordo com novos dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A última projeção populacional pontou que a população brasileira atingirá seu ápice em 2041, quando chegar a 220.425.299 habitantes. Depois desse ano, o número de brasileiros começará a diminuir, chegando a 199.228.708 até 2070.

Edifício, mas alto do mundo (I)

O centro financeiro King Abdullah de Riad, capital da Arábia Saudita, cresce a cada dia. O fundo soberano de US$ 940 bilhões do reino, retomou   a transferência de recursos para construção de um arranha-céu de 385 metros —Jeddad Tower, o mais alto do mundo. Terá 1 km de altura

Edifício, mas alto do mundo (II)

A construção fora suspensa por suspeitas de corrupção. Um dos acusados é Bakr bin Laden, presidente do Saudi Binladen Group. O magnata da construção, que é meio-irmão de Osama bin Laden, foi supostamente liberado em 2021, três anos após sua prisão. A empresa da família, foi recontratada para concluir as obras.

Edifício, mas alto do mundo (III)

O Jeddad Tower terá mais de 500 pés (cerca de 152 metros) mais alto, que o edifício Burj Khalifa, hoje o maior do mundo. A previsão é conclusão das obras em 2028.

 

 

 

 

 

 

 

Deixe sua Opinião