Notícias

Análise: "Mundo crescerá e Brasil é incógnita"

Postado às 06h27 | 14 Jan 2021

Ney Lopes

Os analistas do banco “Credit Suisse” realçam que a produção na China e Ásia já recuperou totalmente do choque no ano passado, antecipando que a produção na Europa e na América do Norte deverá crescer novamente nos próximos meses.

A economia mundial provavelmente irá recuperar em 2021, mas os níveis de produção ainda estarão a nível global aquém das tendências de longo prazo. A retomada dos serviços terá grandes consequências para os investidores e poderá alimentar a percepção de um ressurgimento da inflação.

A vacinação será fundamental.

Os indivíduos vacinados irão procurar refeições em restaurantes, experiências turísticas e outros serviços. Muito antes da imunidade de grupo ser alcançada em qualquer economia, as vacinas irão reduzir o risco de mortalidade esperado, levando a um salto na mobilidade das pessoas e com o apoio dos Estados às famílias terão rápida retomada do consumo.

Espera-se que a inflação nos EUA supere brevemente os 2% no segundo trimestre, mas depois caia abaixo de 2% no segundo semestre do ano.

A tendência para a inflação europeia deverá ser semelhante, “mas em níveis mais baixos”. Neste contexto, o Brasil é a grande incógnita. Terá que fazer o “dever de casa”, o que não será fácil pelo tempo já perdido em querelas políticas.

A questão não será apenas aprovar as reformas.

Tudo se resume em segurança jurídica e estabilidade que faltam ao país.

Mas, não há outra alternativa, senão tentar.

Veremos.

 

Deixe sua Opinião