Notícias

Análise: Neblina na pista: a globalização corre risco

Postado às 11h35 | 21 Jun 2025

Ney Lopes

A globalização está cada vez mais ameaçada. A neblina na pista molhada e escorregadia leva alguns a admitirem um certo recuo. Outros, acham há uma evolução para novas formas de comércio. O aumento da tendência autoritária, ameaça o comércio internacional. Há, entretanto, outros estopins acesos, pondo em risco o processo global.

Quais as principais ameaças? O protecionismo que aumenta tarifas e barreiras comerciais. Ao lado disso, o nacionalismo exagerado, que leva os países a priorizarem indústrias e cadeias de suprimentos nacionais. Há os fatores não previsíveis como foi a pandemia que expos vulnerabilidades nas cadeias de suprimentos globais, causando interrupções e desconexão. As mudanças climáticas são empecilhos ao comércio global, por aumentar custos e alterar regras de segurança alimentar.

Na verdade, globalização não está necessariamente entrando em colapso, mas passa por transformações significativas e enfrenta desafios. Surgirão novas oportunidades de laços econômicos mais fortes entre diferentes "agrupamentos políticos e blocos comerciais", incluindo o "grupo de países Brics-plus". O grupo Brics, originalmente formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, expande-se para incluir Irã, Emirados Árabes Unidos, Egito, Etiópia e Indonésia.

A globalização facilita o fluxo de informações, ideias e bens culturais entre diferentes países, levando a um maior contato e influência mútua entre as culturas. Promove também o contato entre diferentes religiões, levando a uma maior tolerância e compreensão religiosa.

Há um aspecto preocupante na resistência à globalização. A Tailândia e a visão dos países árabes mostram que ela é uma ameaça à cultura e à religião, além de prejudicar grupos indígenas. Apesar de seus benefícios, enfrenta críticas e desafios que a levam a falhar em diversos aspectos. Esses problemas incluem o aumento da desigualdade social e econômica, a padronização cultural, a degradação ambiental e a instabilidade econômica.

O quadro geral prevê que os mercados emergentes e as economias em desenvolvimento devem crescer 3,8% em 2025, contra 4,1% na previsão de janeiro. O Banco Mundial manteve sua previsão para a China inalterada em 4,5% em relação a janeiro, dizendo que Pequim ainda tinha espaço monetário e fiscal para apoiar sua economia e estimular o crescimento.

Diante dessa alternância de impactos positivos e negativos, o Fundo Monetário Internacional sinaliza em seu último World Economic Outlook: "Preparem-se para tempos incertos". Veremos!

Hoje na história

Efemérides Fatos históricos do dia 22 de junho. 1865 — É disparado o último tiro da Guerra de Secessão. 1874 — É inaugurado o telégrafo submarino ligando o Brasil (Rio de Janeiro) à Europa.1633 – A Congregação para a Doutrina da Fé em Roma força Galileu Galilei a renegar a sua ideia de que o Sol, e não a Terra, é o centro do universo.1874 – É inaugurado o telégrafo submarino ligando o Brasil (Rio de Janeiro) à Europa. 1941 – Adolf Hitler ordena a invasão da União Soviética, sem declaração formal de guerra.1945 – Segunda Guerra Mundial: fim da batalha de Okinawa.1976 – A Câmara dos Comuns do Canadá extingue a pena de morte.

Curtinhas

Sucessão de 2026 “afunila”.

Alysson e Álvaro Dias unidos complicarão a eleição de 2026. A aceitação de Allyson é crescente no estado

Filme para você assistir –

“Neruda” – vida e perseguições ao poeta chileno Pablo Neruda. Disponível na Netflix.

Ouro na frente

Novos dados divulgados esta semana mostraram que o ouro ultrapassou o euro no ano passado e se tornou o segundo maior ativo de reserva do mundo entre os bancos centrais globais, após uma onda de compras recorde.

Bolsonaro nas ruas de SP

Vem aí uma nova manifestação bolsonarista na Avenida Paulista, sob a organização de Silas Malafaia, com a presença de Jair Bolsonaro.  Marcada para o dia 29, um domingo

USA: Homem vivo em transplante

Em Kentucky, USA,  médicos estavam se preparando para remover seus órgãos. Então eles acordaram. Um homem inconsciente começou a acordar quando estava prestes a ser retirado dos aparelhos A equipe ainda tentou prosseguir

Uma República Islâmica Encurralada

O regime iraniano se encontra em sua posição mais difícil 46 anos após a revolução que o levou ao poder.

Deixe sua Opinião