Notícias

Análise: "O risco da esquerda manter-se no poder "

Postado às 10h53 | 08 Ago 2025

Ney Lopes

Foram raras as vezes que os Estados Unidos interferiram tão profundamente em um país latino-americano. O tarifaço de 50% sobre importação de produtos brasileiros pelos Estados Unidos, entrou em vigor, atingindo 906 municípios, que têm relações comerciais com os americanos e não escaparam da tarifa adicional imposta por Trump. O volume de comércio entre os dois países era altamente satisfatório. Em 2024, atingiu US$ 92 bilhões. Em termos econômicos, não havia razão para punir o Brasil.

O levantamento feito pelo Estadão leva em conta os 30 produtos mais exportados pelo Brasil aos Estados Unidos em 2024 e os segmentos que foram alvo da sobretaxa adicional de 40% decretada por Trump.

Da mesma forma que esta coluna sugeriu em 28 de julho último, a imprensa internacional (NYT e outros) manifestou a opinião de que “a rota mais limpa para a solução passa pelo próprio Bolsonaro: ele precisaria pedir diretamente a Trump que aliviasse ou retirasse as tarifas, provavelmente quando o lobby industrial se tornasse muito barulhento e os números de Lula nas pesquisas subissem além do conforto”.

 

A mídia internacional propõe o que já sugeri no artigo publicado em 28 de julho:  se o objetivo de Trump é ajudar Bolsonaro ao impor o tarifaço ao Brasil, seria necessário que Bolsonaro o ajudasse numa solução e evitasse que a pretendida ajuda se transforme em mais uma dificuldade. Para isto, Bolsonaro teria que tomar uma atitude, que deixasse clara a sua posição neste episódio. A atitude seria, dirigir-se a Trump, seu amigo, e fazer veemente apelo para a suspensão imediata do tarifaço, concedido prazo de 90 dias para negociação

Na hipótese desse “gesto” não ocorrer, o quadro se complica e aconteça o que acontecer em 2026, Bolsonaro não terá ninguém para culpar, além de si mesmo e seus adeptos radicais. Inevitavelmente, as consequências políticas oferecerão a Lula a oportunidade de posicionar-se em favor da soberania e do nacionalismo, ao mesmo tempo em que se aproxima do BRIC. Poderá ocorrer um consenso político interno contra os Estados Unidos, em resposta ao unilateralismo de Trump. Para o futuro do Brasil será um desastre, abrindo chance da esquerda manter-se no poder, até com posição mais radical do que atualmente.

Hoje na história

7 de agosto de 2025

1498-Cristóvão Colombo chega ao Caribe.

1879 – É registrada a maior precipitação de neve no Brasil, quando a cidade gaúcha de Vacaria ficou coberta sob 2 metros de gelo.

1941- O líder da União Soviética, Joseph Stalin, militar e político russo que concentrou em suas mãos mais poder do que qualquer outra figura na História, assume o controle supremo de todo o exército soviético.

1944 – Pablo Picasso termina o famoso quadro O tomateiro.

1955 – Início dos trabalhos de construção do Metropolitano de Lisboa.

1991 – Tim Berners-Lee coloca on-line o primeiro website, inaugurando a World Wide Web.

2006 – Sanção da Lei Maria da Penha no Brasil.

2008 — O início da Guerra Russo-Georgiana sobre o território da Ossétia do Sul.

Curtinhas

Filme

“Sob o sol da Toscana” – NETFLIX - Durante uma viagem pela Toscana, uma escritora que acabou de se divorciar decide restaurar uma vila em ruínas.

Frase

No túmulo do poeta potiguar Augusto Severo Neto: “Há caminhos de luz escondidos nas trevas; para achá-los, porém, é preciso ir sozinho”.

Tarifaço no RN

No RN, segundo levantamento do “Estadão”, as empresas dos municípios que exportavam os 30 produtos mais vendidos para USA, envolviam os valores em dólares americanos a seguir indicados: Macaíba (U$ 7.79 milhões); Mossoró U$ 10 milhões); Currais Novos (U$ 1.55 milhões); Parelhas (U$ 4.77 milhões); Natal (U$ 20 milhões); Parnamirim (U$ 27 milhões); Baía Formosa (U$ 6;06)

China abre comércio

China confirma abertura de mercado para 183 exportadores brasileiros de café após tarifas dos EUA

Risco de Michelle

Na conversa que teve sobre a pesquisa eleitoral mais recente contratada pelo PL e que será divulgada em breve, o ex-presidente Bolsonaro recebeu um alerta sobre o desempenho de Michelle. Ele ouviu que hoje a ex-primeira-dama é a figura de direita que tem o melhor desempenho nas urnas contra o ex presidente Lula. Foi destacado que Michelle tem o potencial de ter uma performance melhor que a dele próprio, devido à alta rejeição que o ex-presidente enfrenta.

Espanha o país em que se vive mais

A Espanha é o país do mundo com o segundo maior aumento na expectativa de vida, atrás apenas do Japão. De 2024, 16.902 pessoas ultrapassaram o limiar dos 100 anos (13.919 mulheres e 2.983 homens), 76% a mais que na última década...

 

Deixe sua Opinião