Notícias

Análise: "O “tsunami “econômico de Trump"

Postado às 06h57 | 04 Abr 2025

Ney Lopes

No chamado “dia da libertação” Trump provocou verdadeiro “tsunami” econômico”, que atinge a economia mundial, ainda atingida pelo aumento da inflação pós-pandemia, sobrecarregada por dívidas recordes e abalada por conflitos geopolíticos.

Com as novas taxas globais impostas por Trump, a tarifa dos EUA sobre todas as importações saltou para 22% — uma taxa vista pela última vez por volta de 1910 — de apenas 2,5% em 2024.

Importante esclarecer, que a decisão dos Estados Unidos abrange apenas as importações de bens, não de serviços.

Justifica-se a exclusão, porque o país é um dos maiores exportadores de serviços do planeta, principalmente de serviços tecnológicos e audiovisuais.

O Brasil tem espaço para ocupar o mercado mundial à medida que outros países retaliarem os Estados Unidos.

Os chineses já estão comprando mais produtos agrícolas brasileiros.

Cabeça para baixo

O choque dos investidores com o tamanho das taxas fez os mercados caírem drasticamente.

Especialistas alertaram que a economia global poderá ser virada de cabeça para baixo.

Trump justificou dizendo que as tarifas globais ajudariam a corrigir décadas de relacionamentos injustos e impediriam que outros países roubassem os Estados Unidos.

Na verdade, Trump leva o mundo à beira de uma guerra comercial total.

Produtores de vinho e destilados de ambos os lados do Atlântico responderam com consternação às tarifas de 20% do presidente Donald Trump sobre produtos europeus.

Um grupo empresarial francês estima que as taxas reduzirão € 1,6 bilhão das exportações de toda a UE.

Metade desse impacto seria suportado pela França.

O conselho editorial do jornal norte-americano The Wall Street Journal, declarou que uma possível retaliação por parte dos países afetados pelas tarifas poderia levar a "uma contração do comércio global e a uma recessão ou pior".

Segundo o “Economist”, empresas, investidores e diplomatas ainda estão tentando entender os detalhes das novas tarifas do Sr. Trump.

Mas, quando vistas em sua totalidade, elas parecem ser mais sombrias do que muitos dos piores cenários para suas políticas comerciais previstos até mesmo alguns dias atrás

O que se percebe é que s Estados Unidos estão brincando com fósforos.

Mas, acabarão se queimando.

O efeito cascata em sua própria economia, parece ser inevitável

Curtinhas

+ Governo Lula aumenta em 9% salários de militares das Forças Armadas. Militares da ativa, da reserva e pensionistas serão beneficiados com o aumento salarial. Em 2023, Lula concedeu aumento de gratificações para militares, que chegou a 150% e beneficiou, principalmente, o alto escalão das forças.

+ Trump anuncia que afastará Elson Musk do governo. Dessa forma, conserta o erro de tê-lo convocado. Elon Musk se considera o salvador da humanidade. Ele diz que colocará pessoas em Marte para tornar a humanidade uma espécie multiplanetária. Absurdo!

+ Tudo indica que o PL da Anistia entrará em pauta de votação até final de abril. O PL iniciou um “tour de force” para colher as 257 assinaturas necessárias.

Hoje na história

1814 – Napoleão abdica pela primeira vez e nomeia seu filho Napoleão II como Imperador dos Franceses.

1945 – Segunda Guerra Mundial: tropas soviéticas libertam a Hungria de ocupação alemã e ocupam o país.

1949 – Doze nações assinam o Tratado do Atlântico Norte dando origem à Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

1964 – Os Beatles ocupam as cinco primeiras posições na parada pop da Billboard Hot 100.

1973 – O World Trade Center, em Nova York, é oficialmente inaugurado.

1975 – Fundação da Microsoft em Albuquerque, Novo México, uma parceria entre Bill Gates e Paul Allen.

1983 – O ônibus espacial Challenger faz sua viagem inaugural ao espaço.

2002 – O governo angolano e os rebeldes da UNITA assinam um tratado de paz que termina com a Guerra Civil Angolana.

2019 — Exército Nacional Líbio lança ofensiva para capturar Trípoli, defendida pelas milícias do Governo de Unidade Nacional da Líbia.

2020 — China decreta luto nacional de um dia pelos mártires que morreram na luta contra o surto da doença do novo coronavírus.

2023 — A Finlândia se torna membro oficial da Organização do Tratado do Atlântico Norte, assim dobrando a fronteira da Rússia com a aliança militar do Tratado do Atlântico Norte de 1949.

 

Deixe sua Opinião