Notícias

Análise: "“Presente de Natal” - primeira vacina conclui teste "

Postado às 17h01 | 18 Nov 2020

Ney Lopes

Pfizer é a primeira empresa farmacêutica, que concluiu o teste de vacina e anuncia 95% de eficácia contra a covid-19.

A empresa farmacêutica desenvolveu a injeção em colaboração com a BioNTech, já solicitou a aprovação de emergência do medicamento na Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA) dos Estados Unidos. As duas empresas anunciaram num comunicado conjunto divulgado nesta quarta-feira, 18.

O comunicado informa que a vacina foi bem tolerada pelos participantes. Os únicos efeitos adversos graves registrados foram fadiga, constatada em 3,8% dos casos, e dor de cabeça, em 2%.

A Pfizer afirmou que neste ano poderá fabricar vacinas para 25 milhões de pessoas e em 2021 para cerca de 650 milhões. A fabricação será em fábricas nos EEUU e na Alemanha.  

Outras vacinas que estão na fase final de ensaios clínicos, como a que está a ser desenvolvida pela Johnson & Johnson e outra pela Universidade de Oxford, em parceria com a AstraZeneca, usam vírus modificados para fornecer material genético para o mesmo propósito.

Nos EEUU há a esperança de a aprovação da vacina ocorra na primeira quinzena de dezembro. Como as pesquisas financiadas pelo governo já antecipam fabricação de doses, antes da aprovação, a previsão é que no início de 2021 haja cerca de 20 milhões de pessoas já imunizadas.

Esse tipo de aprovação é temporário e permite que um medicamento ou vacina seja usado. No caso da Pfizer os estudos e análises continuarão até 2022, principalmente para entender quanto dura o efeito da vacina.

Existem mais de 200 vacinas experimentais diferentes contra a covid-19, segundo dados da OMS e cerca de cinquenta delas já estão sendo testadas em humanos.

Onze candidatas estão na reta final, com testes em dezenas de milhares de voluntários. Após o anuncio, as ações da Pfizer subiram 2,7% na pré-abertura desta quarta-feira em Wall Street, enquanto que a BioNTech disparou mais de 7%.

Agora é correr contra o tempo para apressar a imunização, através da vacina.

Será o melhor presente de Natal para a Humanidade.

 

Deixe sua Opinião