Notícias

Análise: "Senado, a maior disputa no RN"

Postado às 05h38 | 25 Jun 2022

Ney Lopes

O que se observa no RN é que a eleição mais disputada será a de senador, conforme a última pesquisa da SETA.

A disputa do senado tornou-se mais indefinida, a partir da decisão do TSE, que vetou a possibilidade da criação de uma coligação para o cargo de governador e outra diferente para o cargo de senador.

A consequência na política local é que PT, PDT e PSB não poderão legalmente se unirem em apoio ao nome da governadora Fátima Bezerra com dois candidatos diferentes para o senado.

Um ou outro - Carlos Eduardo e Rafael Mota, querendo, serão candidatos “isolados” para o senado, pelo PDT e PSB, respectivamente.

Ou, o PT escolhe um dos dois para coligar-se com Fátima Bezerra para poder dividir tempo de TV e os milhões do Fundo Eleitoral.

Rebeldia – Rafael Mota insiste na rebeldia de candidatar-se, mesmo com a preferência dada a Carlos Eduardo na aliança com o PT.

Ele acha que sendo do PSB, partido do vice de Lula, tem maior legitimidade do que Carlos E duardo, que apoia Ciro Gomes à presidência, ferrenho adversário do petista.

Rafael encontrou-se com o Styvenson Valentim (Podemos), ao que se informa será mesmo candidato ao governo, e abriu porta para coligação com o PSB.

Oposição - O senador Styvenson é veemente contra a governadora. Recentemente, em polêmica sobre o hospital Tarcísio Maia em Mossoró, ele classificou o governo estadual de lerdo, inapto e irresponsável.

Enquanto isso, na véspera da visita de Lula a Natal, a governadora encontrou-se com Rafael e os elogios foram recíprocos.

Em que dará esse “imbróglio”?

Rogério – Na recente pesquisa SETAS, o bolsonarista Rogério Marinho voltou a perder espaço para Carlos Eduardo.

Ambos têm, juntos, “apenas “cerca de um terço dos votos. Freitas Jr (PSOL) e Dario Barbosa (PSTU) se aproximam de 7%.

Crescimento – O editor desta coluna pré-candidato independente ao Senado, considerando pesquisas anteriores, cconstata cresciomento de mais de 100%.

Em pesquisas anteriores estava no patamar de 2%. 

Agora atingiu 5.4%, sem apoios tradicionais e  apenas mostrando para o julgamento popular, o trabalho parlamentar de 24 anos, no Congresso Nacional.

Essa prestação de contas é feita através de redes sociais, cujo endereço é @neylopesrn e o blog  www.blogdoneylopes.com.br  . 

Conclusão – Vê-se, que a vaga de senador do RN será disputadíssima.

Muita água irá correr ainda debaixo da ponte...

Olho aberto

Cidades - As 10 melhores cidades para se viver são: Viena, Áustria; Copenhague, Dinamarca; Zurique, Suíça; Calgary, Canadá; Vancouver, Canadá; Genebra, Suíça; Frankfurt, Alemanha; Toronto, Canadá; Amsterdã, Holanda; Osaka, Japão, e Melbourne, Austrália.

Alerta – Há receio, de que se repita o que ocorreu em 2013, quando Dilma Rousseff era presidente e as passagens de ônibus em São Paulo serviram de estopim para manifestações.

Hoje são os preços dos combustíveis.

Bélgica – A capital Bruxelas é uma cidade pacífica. Mas na última quinta, 70 mil pessoas foram às ruas protestar contra o aumento do custo de vida e cobrar medidas que ajudem a conter a inflação e a escalada dos preços.

Pesquisa - Na eleição presidencial, o índice dos eleitores que cogitam trocar de candidato chega a 34% entre as mulheres.

A pesquisa Datafolha mostra que a maioria só conhece Lula, Bolsonaro e Ciro Gomes; 77% não sabem quem é Simone Tebet.

Riqueza - Segundo a Forbes, Neymar, o camisa 10 do PSG, tem patrimônio estimado de R$ 1 bilhão.

Diálogo - Muito bem recebida entre os políticos sensatos, o encontro entre o presidente Jair Bolsonaro e o ministro do STF, Alexandre de Moraes, no jantar em homenagem aos 20 anos de Gilmar Mendes na Corte.

Abre-se canal para diálogo civilizado, que poderá reduzir tensões na eleição.

Infelizmente, há grupos fanáticos e contrários ao interesse nacional, que não aceitam esse gesto civilizado.

Aplausos – Repercutiu bem a decisão do Prefeito Álvaro Dias, em pagar 40% do 13° dos professores da ativa.

Vice - Bolsonaro insiste que o general Braga Netto seja o seu vice.

Todos que o cercam na área política defendem a ex-ministra Tereza Cristina.

Condolências – Profundo pela morte de Ana Grova, cerimonialista da Prefeitura de Natal por mais de 20 anos.

Que Deus a receba!

 

Deixe sua Opinião