Notícias

Análise: "Tragédia natural de Pipa, RN, repete-se em MG"

Postado às 06h39 | 09 Jan 2022

Ney Lopes

O deslizamento de uma rocha atingiu ontem, 8, embarcação com turistas nos cânions de Furnas, na cidade mineira de Capitólio, devido às fortes chuvas que atingem a região.

As últimas informações são de que o desabamento deixou 7 mortos, dezenas de feridos (4 ainda estão internados) e 3 desaparecidos.

Trata-se de mais um “desastre natural”, que por conta das mudanças climáticas, transforma-se em risco cada vez mais presente no cotidiano das pessoas.

Esses desastres associam-se a terremotos, tsunamis, erupções, vulcânicas, ciclones,  furacões, deslizamentos, inundações e erosão, que podem ocorrer naturalmente ou induzidos pelo homem.

Em novembro de 2020, parte de falésia na praia de Pipa, RN,  desabou e matou casal e bebê de 7 meses.

Nativos da região praieira ainda hoje alertam para o fato de que as marés enchem e atingem a falésia, com desgaste na sua base, deixando a parte de cima vulnerável a desabamento.

O homem vem alterando a natureza, ocasionando mudanças no clima na Terra.

A rápida aceleração tecnológica neste século pode trazer riscos impossíveis de previsão, da mesma forma que no século passado não se sabiam de fenômenos hoje conhecidos.

Ou seja, muito provavelmente a gente não saiba, de fato, como é que será o fim do nosso mundo, mas no futuro teremos novas hipóteses.

Há 74 mil anos, a erupção do supervulcão Toba, localizado na Indonésia, causou um resfriamento global de 3-5ºC por anos seguidos, vitimando espécies de plantas e animais.

O evento é considerado a maior extinção humana da história.

Não há uma estimativa precisa de quando poderia acontecer algo do tipo novamente.

Há estatística que sugere a repetição a cada 17 mil anos.

O último que se tem conhecimento aconteceu na Nova Zelândia há 26,5 mil anos.

As inundações que romperam diques e barragens em New Orleans, por ocasião do Furacão Katrina em 2005, nos Estados Unidos e o terremoto de Kobe no Japão em 1995, com milhares de vítimas e pessoas afetadas, são exemplos típicos de que muitas vezes os fenômenos naturais surpreendem até mesmo as nações mais bem preparadas para enfrentá-los.

A tragédia em Capitólio, MG,  pode ter sido causada pela erosão do solo, diante de infiltrações com as águas das fortes chuvas.

Há, também, outras hipóteses, como a inexistência  de um mapeamento de riscos da região e o fato de que paredões e falésias costumam ceder naturalmente.

Técnicos ouvidos chamam atenção para as possibilidades de outros desabamento de falésias acontecerem em praias.

Essas rochas se fragmentam, surgem cicatrizes e elas desabam em algum momento.

Percebe-se que há urgência em ações preventivas para evitar a repetição de acidentes semelhantes.

A principal medida será a consciência de governos e cidadania, de que o meio ambiente terá que ser preservado.

Não há mais como adiar!

 

 

Deixe sua Opinião