Notícias

Análise: Trump sai pela “porta dos fundos”

Postado às 06h32 | 20 Jan 2021

Ney Lopes

Hoje, a posse de Joe Biden (78), vencedor da 59ª eleição presidencial americana. Os EEUU ao invés de “um” país, está dividido em “dois”.

As urnas condenaram a “intolerância”. O eleitor rejeitou quem “negou” a gravidade do vírus mortal.

Quem isolou o país do resto do mundo, em nome de nacionalismo xenófobo, egoísta, que separou centenas de crianças dos próprios pais. Condenou quem, sem nenhuma prova, manchou o sistema eleitoral americano, com “suposições” de fraudes, esquecendo que se elegera, por esse mesmo sistema em 2016, com três milhões de votos a menos.

Como se não bastasse, incentivou a invasão do solo sagrado do Capitólio. O “ex” sai de forma melancólica, pela porta dos fundos da Casa Branca.

Ele jamais encarnou a missão de unificar o país.

Chega Joe Biden, de inegável experiência política, adquirida durante décadas no Senado. Exerceu a vice-presidência por oito anos.

Estudos recentes demonstram que a “era Trump”, a pretexto de tornar a “América forte novamente”, implantou “falaciosa” política econômica de “mais empregos e arrecadação de impostos”, cujo resultado foi o aumento de desempregados, desabrigados e famintos.

Os ricos elevaram suas fortunas em ritmo recorde, através de “facilidades” como redução dos juros sem controle, incentivos fiscais em cascata, refinanciamentos imobiliários com encargos mínimos, permitindo compras de uma segunda casa de lazer para fugir das cidades, além das ações dispararem nas contas de investimentos.

O aumento da riqueza concentrada atingiu mais de US$ 1 trilhão, desde o início da pandemia, o que está alimentando o debate sobre impostos mais elevados para os mais ricos.

Neste contexto, o simbolismo do ato da posse de Joe Biden é a canção patriótica “Deus salve a América”, composta por Irving Berlin (1918), que tem a forma de uma oração para Deus abençoar os Estados Unidos, diante dos desafios da pandemia.

Que essa benção seja estendida ao Brasil. Precisamos também dessa proteção.

(Resumo do artigo divulgado hoje no jornal Tribuna do Norte e no “blogdoneylopes”)

 

Deixe sua Opinião