Notícias

Análise: "Trump suspende “tarifaço” em parte e outra crise pode vir"

Postado às 17h08 | 30 Jul 2025

Ney Lopes

No final da tarde de ontem, 30, o presidente Donald Trump decretou definitivamente tarifas de 50% ao Brasil, mas com longa lista de quase 700 exceções.

Em vez de entrar em vigor no dia 1º de agosto, o decreto adia por sete dias a implementação.

Constam como exceções, algumas das principais exportações do Brasil para os EUA, como aviões da Embraer, peças aeronáuticas, suco de laranja, madeira, vários insumos de madeira, celulose, equipamentos elétricos e petróleo.

A lista, porém, não contempla o café brasileiro ou outras máquinas e equipamentos.

O café mantém-se como o principal produto exportado para os EUA, representando cerca de 33% do consumo americano. Entre janeiro e maio deste ano, os EUA compraram 17% de todo o café brasileiro exportado.

O documento ataca o governo brasileiro e o ministro Alexandre de Moraes, do STF e faz uma defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro e de “milhares de seus apoiadores” como alvos de “violações dos direitos humanos que minaram o Estado de Direito no Brasil.

O texto registra “a perseguição, intimidação, assédio, censura e processo politicamente motivados pelo governo do Brasil contra o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro.

A Lei Magnitsky aplicada contra Moraes foi aprovada em 2012, no governo de Barack Obama, e prevê sanções como o bloqueio de contas bancárias e de bens em solo norte-americano, além de visto cancelado e proibição de entrar no país.

O mais grave é que há outra crise pior que pode nos atingir em 90 dias.

A comitiva de senadores que está em Washington para discutir a taxa de 50% sobre produtos brasileiros ouviu de parlamentares americanos e da iniciativa privada, que a compra de fertilizantes e de óleo russos pelo Brasil preocupa os Estados Unidos (EUA).

Eles foram avisados de que o Congresso dos EUA deve aprovar uma lei para impor sanções a países compradores.

O Brasil é um deles.

Será mais um problema a desafiar o governo brasileiro neste final de mandato do presidente Lula.

Hoje na história

31 de julho de 2025

1821 - O Uruguai é incorporado ao Brasil com o nome de Província Cisplatina.

1919 - A Alemanha adota a Constituição Weimar

1941- O marechal alemão-nazista Hermann Göring envia um comando ao diretor de segurança nazista, ordenando que ele preparasse uma solução definitiva para a questão dos judeus: a exterminação deles. Ela ficou conhecida como a Solução Final

1948 - O presidente norte-americano Harry S. Truman inaugura o Aeroporto John F. Kennedy International Airport, em NY.

1971 - Os astronautas da Apollo 15, David R. Scott e James B. Irwin, dirigem pela primeira vez um veículo na Lua, percorrendo 8 quilômetros.

2006 — Após 46 anos no poder, Fidel Castro deixa o cargo de presidente de Cuba, passando-o para seu irmão, Raúl Castro.

2008 — Comprovada existência de água em Marte.

Curtinhas

Filme

“A rede social” – NETFLIX - O drama biográfico do diretor David Fincher relata a ascensão meteórica do criador do Facebook Mark Zuckerberg, que se tornou astro da Internet no segundo ano de Harvard.

Frase

O maior castigo para aqueles que não se interessam por política é que serão governados pelos que se interessam” (Platão)

Autossuficiência

Atribui-se a autossuficiência de Lula em algumas declarações o desfecho da crise tarifária com os Estados Unidos. Lula desafiou Trump ao dizer, por exemplo, em nenhum momento o “Brasil negociaria como se fosse um país pequeno contra um país grande”. Ele passou a usar um boné com os dizeres "O Brasil é dos brasileiros", numa imitação grosseira do que Trump faz com USA. Ser nacionalista, não impede a prudência.

Mais médicas do que homens

Número de médicas ultrapassará o de homens pela primeira vez em 2025. Essa feminização da profissão não atinge todos os níveis hierárquicos.

Queda de Trump

O índice de aprovação do presidente Donald Trump caiu para 40%, o menor nível de seu segundo mandato, já que os americanos continuam preocupados com sua condução da economia e da imigração.

Temperatura elevada no Japão

Japão registra a maior temperatura já registrada. A temperatura chega a 41,2 graus Celsius (106,16 graus Fahrenheit) após o junho mais quente.

Sorteio da Copa do Mundo

Sorteio da Copa do Mundo FIFA 2026 será realizado em Las Vegas, em 5 de dezembro.

Tsunamis

Atingem partes da Rússia, Japão e EUA após grande terremoto na Rússia. Terremoto de magnitude 8,8 na costa leste da Rússia provoca alertas e evacuações em dezenas de países.

Desaceleração

O crescimento econômico nos Estados Unidos desacelerou no primeiro semestre do ano, pois tarifas e incertezas prejudicaram os planos de negócios e atrapalharam as decisões de gastos dos consumidores.

Deixe sua Opinião