Postado às 06h09 | 31 Ago 2025
Ney Lopes
Há um fenômeno em marcha que preocupa o futuro da humanidade.
Os Estados Unidos estão perdendo a liderança do Ocidente.
Quais nações estão preparadas para assumir a liderança?
Registra a história, que em fevereiro de 1947, o embaixador do Reino Unido em Washington, Lord Inverchapel, entregou ao Secretário de Estado dos EUA, George Marshall, mensagens diplomáticas.
Profundamente endividada com os Estados Unidos, a Grã-Bretanha informou que não poderia mais continuar apoiando as forças do governo grego que lutavam contra uma insurgência comunista armada.
O Reino Unido já havia anunciado planos de se retirar da Palestina e da Índia e de reduzir sua presença no Egito.
Os Estados Unidos perceberam que havia um perigo real da Grécia cair nas mãos dos comunistas.
Da noite para o dia, preencheram o vácuo deixado pela saída dos britânicos.
O presidente Truman disse que os Estados Unidos deveriam apoiar as nações livres.
"Deve ser uma política americana "apoiar os povos livres".
Foi o início da Doutrina Truman.
Em sua essência, estava a ideia de que ajudar a defender a democracia no exterior era vital para os interesses nacionais dos Estados Unidos.
A liderança do mundo ocidental passou da Grã-Bretanha para os Estados Unidos.
O atual presidente Trump desafia o papel global da América.
As suas críticas à ordem internacional pós-1945 remontam a décadas.
Há quase 40 anos, ele publicou anúncios de página inteira em três jornais americanos para criticar o compromisso dos Estados Unidos com a defesa das democracias mundiais.
"O mundo está rindo dos políticos americanos enquanto protegemos navios que não possuímos, transportando petróleo que não precisamos, destinados a aliados que não nos ajudam" – declara Trump.
"Se (os países da OTAN) não pagarem, não vou defendê-los. Não, não vou defendê-los", disse o presidente no início deste mês.
Começa uma "fragmentação do Ocidente"?
Tudo isso é uma ótima notícia para Putin, que disse recentemente:
"Todo o sistema de segurança euro-atlântico está desmoronando diante dos nossos olhos".
Depois do desastroso encontro de Volodymyr Zelensky com Trump e Vance na Casa Branca pode-se afirmar que, diante do tsunami trompista, surge nova ordem mundial impulsionada pela ascensão da China, o fortalecimento de blocos econômicos, a intensificação da globalização, e atualmente o declínio da hegemonia americana.
Agora é esperar para ver!
Elegia ao amigo Walter Nunes
Imagino a alegria do amigo Walter Nunes, meu colega advogado, hoje na Eternidade, com o sucesso do filho, juiz federal dr. Walter Nunes da Silva Júnior, que amanhã, 1, tomará posse como desembargador Federal do Tribuna Regional Federal da 5ª região. O sucesso do filho resulta do porto seguro representado por um pai presente, que ele sempre foi.
Com Walter (pai) participei de várias contendas jurídicas e políticas. Reuníamos até as madrugadas, com amigos (recordo bem Augusto Viveiros, Marco Antonio Rocha, Jardelino Lucena), discutindo temas e assuntos ligados aos interesses do RN e do país.
Walter era um homem mais de esquerda, que sempre respeitava as discordâncias. De um caráter sólido, deixou marcas na profissão advocatícia e na vida pública do estado.
Compartilho a alegria de Walter ao ver o filho querido crescer e alcançar seus objetivos. Foi a certeza de que os valores transmitidos se mantiveram sólidos pelo compromisso com a ética e a honradez.
Ao novo desembargador federal, dr. Walter Nunes da Silva Júnior, desejo sucesso e proteção de Deus na sua caminhada.
Filme
“Paulo Apostolo de Cristo “ – Prime Vídeo - Paulo (James Faulkner) era conhecido como um dos perseguidores de cristãos. Mas tudo muda quando ele tem um encontro com o próprio Jesus.
Frase
“Um sábio disse: defenda-se com um sorriso; ofenda com o silencio e vença com a indiferença”.
Mediocridade
As previsões em relação ao futuro presidente da República indicam que Bolsonaro teme perder a sua liderança se apoiar Tarcísio de Freitas, governador de SP, o melhor candidato da oposição. Se vingar esse temor, o lugar será ocupado por um medíocre, com “cara” de honesto e bem-comportado. Infelizmente, na política do RN sempre prevaleceu esse critério da mediocridade para cargos majoritários, com os líderes maiores preservando as suas lideranças, sem dá chance a mais ninguém.
Último dia de agosto
Em 1763, foi transferida a capital do Vice-Reino do Brasil de Salvador para o Rio de Janeiro. Nesta mesma data, em 1969, o presidente Costa e Silva foi afastado da presidência do Brasil. Em 1997, Diana, Princesa de Gales e seu namorado, Dodi Al-Fayed, morrem num grave acidente de carro. Em 2016, Dilma Rousseff é afastada da presidência do Brasil; e o vice-Presidente Michel Temer assume.