Notícias

Análise: "Uma luz na pandemia"

Postado às 06h30 | 11 Abr 2021

Ney Lopes

O Fundo Monetário Internacional sugere que os governos ponderem criar um imposto aplicado sobre a riqueza, para financiar a recuperação da pandemia de covid-19.

As empresas de alta renda e pessoas que prosperaram na crise do coronavírus deveriam pagar impostos adicionais para mostrar solidariedade aos que foram mais afetados pela pandemia, de acordo com o FMI.

Seria um imposto temporário e ajudaria a reduzir as desigualdades sociais, que foram exacerbadas pela crise econômica e de saúde do ano passado.

Os países devem considerar esta política, pois ajudaria o momento difícil que vive a humanidade.

O FMI citou um aumento na desigualdade durante a pandemia, vez que as pessoas mais jovens e mais pobres sofreram mais, correndo um risco muito maior de perder seus empregos e renda.

O impacto simbólico desse tipo de contribuição é muito importante, diante das circunstâncias excepcionais, onde a solidariedade social desempenha papel particularmente forte.

O FMI alerta que as políticas orçamentais devem ser calibradas de forma a equilibrar a manutenção do apoio às empresas e às famílias enquanto for necessário, com a necessidade de manter a sustentabilidade das contas, nomeadamente, controlando os níveis de dívida pública.

Na verdade, o o FMI recomenda "uma cooperação internacional forte", reforma ao nível global, para evitar o crescimento das desigualdades no mundo.

Uma luz que se acende para iluminar soluções e amenizar o sofrimento, daqueles atingidos pela tragédia da pandemia.

 

Deixe sua Opinião