Postado às 16h14 | 28 Abr 2025
Ney Lopes
O presidente Trump quer “meter o dedo” na administração da Universidade de Harvard, para colocar a instituição secular a serviços dos seus interesses. Um verdadeiro absurdo. O governo informou a Harvard que precisava implementar uma série de mudanças sistemáticas para manter seu acesso a verbas federais. Entre outras coisas, exigiu que a instituição alterasse suas políticas de admissão e contratação para aumentar a diversidade de opiniões e que selecionasse candidatos internacionais para "impedir a admissão de alunos” hostis aos valores e instituições americanos.
Exigiu que Harvard “encerrasse todos os programas, escritórios, comitês, cargos e iniciativas de diversidade, equidade e inclusão social, sob qualquer nome. Ameaça revogar o status de Harvard, o que significaria que as doações para a escola não seriam dedutíveis de impostos, dando à universidade um golpe financeiro devastador.
Harvard reagiu e ajuizou uma ação judicial, alegando que as exigências violavam a Constituição, a Lei de Procedimento Administrativo e os estatutos federais de direitos civis.
Hostilidade desse tipo, sabe-se como começa e nunca como termina. Está em risco de extinção uma das oito universidades da chamada “Ivy League” americana, grupo selecionado por seus altos padrões acadêmicos, critérios nas admissões e prestígio social. As escolas estão entre as instituições de maior conceito do mundo.
O impossível acontece. Um príncipe adormecido saudita completa 20 anos em coma.
Al-Waleed bin Khaled bin Talal, conhecido como o “Príncipe Adormecido”, está em coma há 20 anos após sofrer um grave acidente de carro que resultou em um traumatismo craniano severo.
Neto do rei Abdulaziz — fundador da Arábia Saudita —, o príncipe permanece internado na Cidade Médica Rei Abdulaziz, em Riad, capital do país. Seu estado de saúde é mantido por aparelhos, e ele recebe alimentação por sonda.
Al-Waleed completou 36 anos de vida. Quando sofreu o acidente, ele era estudante de uma academia militar e sonhava seguir carreira nas forças armadas. Desde então, sua história, com contornos quase de conto de fadas, mobiliza a imaginação dos sauditas, que frequentemente se perguntam como seria sua vida hoje.
Em 2019, surgiram relatos de que o príncipe teria feito pequenos movimentos — levantado um dedo e balançado a cabeça. Nada em relação a recuperação de consciência.
Entre os súditos, ainda há fé em um final feliz.
1938 — Getúlio Vargas cria o Conselho Nacional do Petróleo, precursor da Petrobras, para que o governo pudesse controlar o produto. 1945
Segunda Guerra Mundial: Wehrmacht (força de defesa da Alemanha Nazista) rende-se incondicionalmente aos aliados na Itália.
Em 29 de abril, são comemorados o Dia Internacional da Dança e o dia de Santo Catarina de Sena.
1945 — Segunda Guerra Mundial: Casamento de Adolf Hitler com sua amante Eva Braun; e o campo de concentração de Dachau é libertado pelas tropas dos Estados Unidos.
1953 — A primeira emissora experimental de televisão 3D dos Estados Unidos exibe um episódio de Space Patrol na afiliada da ABC de Los Angeles KABC-TV.
1975 — Operação Vento Constante: os Estados Unidos começam a evacuar cidadãos norte-americanos de Saigon antes de uma esperada invasão dos norte-vietnamitas.
1989 — Catorze torcedores do Liverpool FC, da Inglaterra, foram condenados à prisão; os hooligans iniciaram uma briga que matou 41 pessoas durante um jogo de futebol.
1992 — Distúrbios de Los Angeles: início dos distúrbios após a absolvição de policiais acusados de força excessiva contra Rodney King. 53 pessoas morreram e centenas de edifícios foram destruídos.
1994 — Rubens Barrichello sofre acidente grave durante os treinos no GP de San Marino, que seria marcado ainda pelas mortes de Roland Ratzenberger (durante o treino classificatório) e Ayrton Senna na mesma pista.
1997 — Entra em vigor o Acordo Internacional sobre Proibição de Armas Químicas. Rússia e Cuba não assinam.
2004 — Oldsmobile constrói seu último carro encerrando com 107 anos de produção.
2011 — Celebra-se o casamento do herdeiro do trono britânico, príncipe William de Gales, com Kate Middleton, na Abadia de Westminster, em Londres.
2016 — Última edição do Jornal do Commercio, RJ,o jornal mais antigo em circulação na América Latina.