Notícias

"Apenas, uma opinião" - Ney Lopes hoje no jornal "Agora RN"

Postado às 05h47 | 29 Mar 2021

“No Brasil, o futuro é duvidoso e o passado é incerto” – frase atribuída ao ex-ministro Pedro Malan.

A propósito do anuncio da fabricação de vacina nacional é o caso de indagar, por que o Instituto Butantan, a Fundação Fiocruz e os pesquisadores anunciados pelo ministro da Ciência, Tecnologia, todos financiados com recurso públicos, não se unem para a fabricação conjunta da vacina brasileira?

Isso faria com que o passado dessas instituições fosse reconhecido e o futuro transformasse o conhecimento científico e tecnológico nativos, em exemplos para o mundo.

O que se vê é a rivalidade entre governos, sobre qual será a primeira vacina brasileira contra covid-19.

Cada um “puxa brasa para sua sardinha”, com notórios sinais de disputa política, em instante cuja absoluta prioridade deverá ser a contribuição da ciência para vencer a pandemia.

Total e absoluta insensatez!

Relembre-se a ação sensata do presidente Biden, que nos Estados Unidos uniu concorrentes históricas, Merck e J&J, para produzirem vacina contra Covid. A participação da Merck dobrou a capacidade de produção, que a Johnson teria sozinha.

Empresas privadas agem assim.

Com maior razão, pesquisadores e instituições nacionais, vinculadas a governos, poderiam unir-se, em benefício do Brasil.

Olho aberto

Vaticano – O Papa Francisco ordenou cortes salariais de cardeais (10%), de outros clérigos (8%) e suspensão de aumentos por dois anos, para evitar demissões.

Concerto público - Realizou-se neste sábado, concerto de rock em Barcelona, que se transformou em evento emblemático, na pandemia.

Todos utilizaram máscara, mediram a temperatura, desinfetaram as mãos e realizaram teste rápido, na entrada. Apenas, seis dos cinco mil presentes testaram positivo à Covid-19;

Dificuldade – Quem deseje comprar carro poderá esperar, até quatro meses. A paralisação das montadoras agrava o problema. Os preços subiram

Pneus – A tecnologia de fabricação dos pneus de bicicletas, que substituirá os tradicionais, virá de veículos fabricados para a NASA, hoje em Marte.

O produto não necessita de ar para inflar; imune a “furo”; sem revestimentos de borracha e é de longa duração. Não se sabe o preço. Previsão de venda, em 2022.

Orçamento – Aprovado o Orçamento de 2021, com 22% de todos os investimentos destinados ao Ministério da Defesa, inclusive pagamento de reajustes de salários (R$ 7,1 bilhões).

O funcionalismo civil está com salário congelado há anos.

Exemplo – Em Israel o aumento da transmissão foram os desconfinamentos rápidos. Após a vacinação, o isolamento é reduzido gradualmente. Afinal, Sócrates tem razão: “A vida sem ciência é uma espécie de morte”.

Pobreza – Em 20 anos, a pobreza da América Latina será a mais alta. Um em cada três latino-americanos em situação de pobreza.

Gravíssimo I – O navio “Ever Given” está encalhado no Canal de Suez, carregado com mais de U$ 1 bilhão de mercadorias.

O bloqueio impede a passagem de outros navios, com mais de U$ 10 bilhões de carga. Crise à vista no abastecimento mundial e alta de preços.

Gravíssimo II – Veja-se que o frete entre Brasil e China já é cinco vezes mais caro do que um ano atrás e ameaça atrapalhar as exportações de carnes e frutas, sobretudo pela falta de contêineres refrigerados, essenciais para o transporte desses produtos.

A exportação de melão de Mossoró poderá ser afetada.

 

 

 

Deixe sua Opinião