Notícias

Brasil está a poucos dias de ter 100 milhões de vacinados contra Covid

Postado às 06h26 | 20 Jul 2021

Nos próximos dias, o Brasil deve ultrapassar as 100 milhões de pessoas imunizadas com pelo menos a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Até essa segunda (19/7), foram 90.125.448 imunizados – somente na última semana, o país administrou cerca de 6 milhões de doses, segundo o Ministério da Saúde.

Quando alcançado, o número de 100 milhões representará 63,2% da população elegível (acima de 18 anos) imunizada em território nacional. O público-alvo do Plano Nacional de Vacinação inclui 158 milhões de brasileiros. Ainda não estão sendo contabilizados menores de idade.

Entre as pessoas vacinadas até o momento, 33.991.491 tomaram as duas doses, o que representa 22% do público-alvo.

A título de comparação, os Estados Unidos vacinaram 68,3% da população acima de 18 anos com pelo menos uma dose, de acordo com o levantamento do jornal The New York Times divulgado na segunda-feira (19/7), com dados do CDC, o órgão equivalente ao Ministério da Saúde no país.

Ao contrário do Brasil, porém, a velocidade de vacinação nos EUA vem caindo rapidamente. Em abril, o governo norte-americano chegou a imunizar mais de 3 milhões de pessoas por dia. Na última semana, contudo, a média foi de 520.952 vacinas aplicadas diariamente.

O Brasil, em contrapartida, deve receber 40,4 milhões de doses até o fim de julho, e está em processo de aceleração na aplicação do imunizante. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou que o governo pretende vacinar toda a população adulta do país até setembro com pelo menos a primeira dose.

Shows e festivais

Nos EUA, o percentual de vacinação é considerado suficiente para retomar muitas atividades que envolvem aglomerações. Shows de música estão liberados, assim como eventos esportivos com público. No fim de julho, a versão americana do mega festival Lollapalooza será realizada em Chicago – para entrar no evento, será necessário comprovar a vacinação ou apresentar exame negativo para Covid-19.

No Reino Unido, um dos países mais avançados na imunização, 87% da população foi vacinada com pelo menos a primeira dose. O reflexo é a retomada de uma série de eventos. No último final de semana, por exemplo, foi realizado o GP da Grã-Bretanha de Fórmula 1, com mais de 300 mil espectadores em três dias de corrida.

Nesta segunda-feira (19/7), os ingleses derrubaram as restrições adotadas para conter o coronavírus e vêm chamando a data de “dia da liberdade”. O uso de máscaras não é mais obrigatório e bares, boates, casamentos e reuniões estão liberados, com qualquer quantidade de público.

Deixe sua Opinião