Notícias

Contrário a 'regalias', deputado do Novo gastou R$ 34 mil com o aluguel de carros na pandemia

Postado às 06h45 | 02 Mar 2021

Ancelmo Gois

A redução dos gastos da Assembleia Legislativa do Rio com o transporte dos deputados foi uma das pautas do deputado Alexandre Freitas, do Novo, no início do seu mandato. Ele sugeriu, por exemplo, que os parlamentares passassem a rodar de Uber pela cidade ou que os carros oficiais fossem reduzidos a determinadas figuras da administração pública. Pois bem. De junho a novembro de 2020, Freitas gastou R$ 34,7 mil no aluguel de carros. Isso sem contar o desembolsado com gasolina e estacionamento. Os dados estão na transparência pública liberada pela Alerj.

Chama atenção a escolha dos modelos. No período, foram 12 trocas de veículos, todos eles considerados de luxo. O parlamentar usou um Mercedes-Benz C-180 Automático, um Volkswagen Passat e um Jeep Compass Autimático, para citar alguns exemplos. Desde o início da pandemia, a Alerj tem trabalhado no formato semipresencial. Freitas foi um dos que abriu mão da hipótese de participar das discussões remotamente.

Em nota, Freitas explicou que "devido à atividade parlamentar e às ameaças que venho sofrendo", solicitou "o aumento de segurança e, em acordo com o Partido NOVO, alugou um veículo blindado.

Segue a nota na íntegra:

Como mandatário do partido NOVO, tenho o compromisso de economizar pelo menos 50% de tudo o que tenho disponível e sigo cumprindo essa meta. Inclusive, em reportagem publicada neste mesmo jornal, no dia 21/02/2020, mostrou que eu sou o parlamentar mais econômico da Alerj.

Devido à minha atividade parlamentar e às ameaças que venho sofrendo, solicitei um aumento de segurança e, em acordo com o Partido NOVO, aluguei um veículo blindado. Nosso mandato é pautado na fiscalização e denúncias envolvendo organizações criminosas. Atuamos desde diligências para coibir tráfico de drogas e milícias, à fiscalização de contratos fraudulentos envolvidos em corrupção, como os contratos emergenciais, em que realizamos diversas denúncias, inclusive sobre os fatos que levaram à prisão de executivos do governo Witzel e de empresários.

Apesar dessa atuação me por em risco, conseguimos economizar milhões de reais do bolso do cidadão fluminense. Sem a exposição da minha segurança isso não seria possível.

Deixe sua Opinião