Notícias

Em debate proposta de Felinto Rodrigues do encontro dos "presidentes" brasileiro e americano em Natal

Postado às 11h57 | 03 Jul 2021

O ministro potiguar Rogério Marinho entregou ao Presidente Bolsonaro a proposta de Felinto Rodrigues sobre o "encontro dos Presidentes" em Natal

A propósito da postagem de hoje, 3, deste blog   https://bit.ly/2Tv4IeQ  sobre “Biden em Natal”, cabe registrar, que a ideia do encontro dos presidentes dos Estados Unidos e Brasil se encontrarem em Natal, em razão da “Conferencia do Potengi”, realizada em 1943 nesta cidade, tem origem em proposta antiga, formulada pelo jornalista Felinto Rodrigues, diretor da FM 98, que contou com o apoio do editor deste blog.

Várias gestões chegaram a ser feitas pelo jornalista Felinto Rodrigues, que encaminhou expediente com a proposta diretamente ao presidente Jair Bolsonaro, que se sensibilizou, porém até agora não ultimou providencias para incluir no calendário de eventos nacionais o dia 28 de janeiro, como a data histórica em que na “Rampa”, às margens do rio Potengi, bairro das Rocas, em Natal, houve o encontro histórico  dos Presidentes Getúlio Vargas, do Brasil e Franklin Roosevelt, dos Estados Unidos, na chamada “Conferência do Potengi”.

A posição estratégica global da cidade de Natal atraiu o Presidente Roosevelt, que a bordo de um “destroyer” americano, atracado na “Rampa” (bairro das Rocas), firmou acordo com o Brasil, que foi decisivo para a vitória na II Guerra Mundial.

Nasceu em Natal, nessa Conferência, do Potengi, a Força Expedicionária Brasileira, liderada pelo general Mascarenhas de Morais, incorporada ao exército americano.

Quando se fala em II Guerra Mundial, não se pode negar a importância fundamental para a vitória “aliada” de dois locais: a praia de Omaha, na Normandia e as cidades de Natal e Parnamirim, no Brasil.

No chamado dia “D” morreram combatentes na França.

No “Grande Natal” evitaram-se catástrofes fatais para o futuro da humanidade. Hitler já projetara invasão da cidade de Natal, como meio de montar “trampolim de apoio” no ataque maciço ao canal do Panamá, seguido do território americano.

A instalação de unidades militares (Base Naval e Parnamirim Field) abortou o plano nazista e viabilizou o apoio às centenas de aviões, que dia e noite pousavam e decolavam, transportando suprimentos para as frentes na chamada “guerra do deserto”, no norte da África, em resistência ao Eixo (união da Alemanha, Itália e Japão) que avançava.

Com a posse do presidente Joe Biden renasce a proposta de valorização histórica da “Conferencia do Potengi”.

E um dos meios poderá ser a visita que se diz estaria prevista do presidente Biden a América do Sul, que incluiria o Brasil.

Aproveitando a presença em Natal, nesta sexta, 2, de Jeffrey Lodermeier, Cônsul dos Estados Unidos no Recife, o editor do blog, autorizado pelo jornalista Felinto Rodrigues, reavivou a proposta para encaminhar à Embaixada Americana, através do Consulado do Nordeste, a solicitação de apoio a inclusão de uma visita do presidente Biden a Natal, durante a sua programada próxima vinda ao país.

Na ocasião seria inaugurado, com a presença dos presidentes brasileiro e americano, um monumento comemorativo da Conferencia histórica, às margens do rio Potengi.

O evento alavancaria o turismo potiguar, com a atração de americanos para visitas à terra, onde os antepassados residiram no passado e ofereceram a própria vida, em defesa da liberdade.

Volta à tona, portanto, o tema sugerido pelo jornalista Felinto Rodrigues e que recebeu apoios à época.

Espera-se que dessa vez haja mobilização do Estado do RN, com a liderança do governo estadual e a Prefeitura de Natal, para elaboração de um convite formal dirigido ao Presidente Joe Biden, sugerindo a sua visita ao local mundialmente conhecido como "Trampolim da Vitória".

Será uma excelente oportunidade para estreitar as relações dos Estados Unidos com o Brasil, que sofreram certo abalo.

Afinal, os dois países são as maiores democracias do planeta!

 

 

Deixe sua Opinião