Postado às 04h32 | 19 Out 2018
Vinte anos depois de desembarcar no Brasil, em sua primeira operação fora da França, a rede de livrarias e produtos eletrônicos Fnac está deixando o país. A última loja física da Fnac , que funcionava no Flamboyant Shopping Center, em Goiânia, fechou na segunda-feira. Além disso, desde ontem, o site da Fnac, onde eram realizadas as vendas via e-commerce, também está fora do ar.
O visitante é direcionado para o site da Livraria Cultura, que controla a rede francesa desde o ano passado. As vendas on line deverão ficar concentradas apenas no site da Cultura.
A assessoria de imprensa da Cultura confirma o fechamento e informa no lugar da loja da Fnac fechada em Goiânia será aberta uma unidade da própria Livraria Cultura, no primeiro semestre de 2019. Em nota, a Cultura justifica que num mundo cada vez mais conectado, onde os consumidores podem pedir qualquer produto pelo e-commerce, as lojas físicas tornaram-se pontos de lazer e entretenimento.
“Esta inauguração reforça o nosso propósito de investir, cada vez mais, em lojas que ofereçam grandes experiências focalizando continuamente a melhoria dos serviços aos clientes”, disse a marca em comunicado.
O fechamento da Fnac na capital goiana acontece cerca de um mês após a Cultura encerrar as atividades da unidade da Fnac localizada na Avenida Paulista, em São Paulo. Antes disso, a Cultura já tinha fechado as outras 10 lojas da rede no país: Morumbi (São Paulo), Pinheiros (São Paulo), Parque Dom Pedro (Campinas), Park Shopping (Brasília), Barigui (Curitiba), BH Shopping (Belo Horizonte), Barra Shopping (Porto Alegre), Ribeirão Shopping (Ribeirão Preto) e Barra Shopping (Rio de Janeiro).
Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Salvador e São Paulo. Na semana passada, a rede fechou a única loja física que ficava no centro do Rio de Janeiro. No mesmo local funcionava o Teatro Eva Herz, que também encerrou suas atividades. De acordo com comunicado emitido pela empresa, este movimento segue o plano estratégico traçado para os próximos anos de manter unidades com alta performance, enriquecer a experiência do cliente em loja e investir no e-commerce.
"Diante do cenário de incertezas no país, não podemos ser irresponsáveis a ponto de manter lojas deficitárias. Por isso, como já é de conhecimento público, tomamos a decisão de trabalhar com poucas, mas ótimas lojas físicas, em diferentes cidades, na busca contínua por um serviço impecável ao consumidor."
A opção da FNAC - e vários outros grupos varejistas - é investir no chamado e-commerce.
O que é e-commerce?
Comércio eletrônico ou comércio eletrónico, e-commerce, comércio virtual ou venda não-presencial, é um tipo de transação comercial feita especialmente através de um equipamento eletrônico, como, por exemplo, computadores, tablets e smartphones.