Notícias

Homenagem: "Duas datas especiais"

Postado às 05h39 | 12 Out 2021

Ney Lopes

Hoje, 12 de outubro, duas datas significativas: o dia de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil e o dia das crianças.

Nossa Senhora Aparecida é o nome que acabou sendo dado a uma imagem de Nossa Senhora da Conceição encontrada em outubro de 1717, por três pescadores no Rio Paraíba do Sul, em São Paulo.

Como a santa foi "aparecida", a alcunha logo pegou.

O episódio foi considerado um milagre e a réplica abrigada em pequena capela erguida em 1745, transformada na monumental Basílica atual, na cidade de Aparecida, SP.

O dia da criança é comemorado em datas diferentes no mundo.

No Brasil, optou-se pelo dia 12 de outubro, que vem desde novembro de 1924, quando Galdino Valle, deputado federal, levou à câmara o projeto de criação da homenagem.

A tradição de oferecer presentes às crianças surgiu no Brasil na década de 60, com os pais abraçando a ideia de comprar dádivas para os filhos. O período é considerado um dos três melhores para vendas no comércio.

A ONU estabeleceu o dia 20 de novembro como Dia Universal das Crianças, por conta de em 20 de novembro de 1959 ter sido aprovada a Declaração dos Direitos da Criança.

Japão - No Japão existe um dia especial para as meninas, três de março, conhecido como o dia das bonecas. Para os meninos, a comemoração é feita no dia cinco de maio, onde os presentes representam força e saúde para os mesmos.

Índia - A Índia ao se tornar independente do Reino Unido, seu primeiro ministro, Nehru, foi homenageado com a comemoração do dia da criança acontecendo no dia do seu aniversário, 14 de novembro.

Nova Zelândia - As crianças da Nova Zelândia escolhem, a cada ano, um animal para homenagear, tornando-o mascote da comemoração, que acontece no último domingo de outubro.

Países - Na Alemanha, a festividade acontece em 20 de setembro; na África em 25 de dezembro; no México em 30 de abril e na Rússia 1° de junho. Cuba comemora o dia das crianças no terceiro domingo de julho. Argentina no segundo domingo de agosto. Estados Unidos – 1º domingo de junho, variando de estado para estado.

Em nosso país, as festividades em honra da Padroeira Nossa Senhora Aparecida e das crianças já se incorporaram ao calendário de eventos nacionais e merecem profundo respeito da população.

Deixe sua Opinião