Notícias

Homenagem póstuma ao Padre Tiago Theisen, um sacerdote exemplar

Postado às 16h34 | 09 Out 2021

Ney Lopes

A Igreja do RN perde um sacerdote devotado e de profundo espírito solidário e cristão.

Faleceu hoje, 9, em Natal o Padre Tiago Theisen, que há mais de 50 anos dedicava sua vida a acolher os mais pobres em Natal, desenvolvendo vários projetos voltados para a população mais vulnerável.

O corpo do padre Tiago está sendo velado na Igreja Matriz de Santa Maria Mãe, no conjunto Santa Catarina, Zona Norte de Natal, seguindo até às 19h.

Depois, será trasladado para a Capela de Santa Cruz, no bairro de Igapó.

Neste domingo, 10, às 8h, será realizada a missa de exéquias, presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha.

O sepultamento será na própria Capela, onde exerceu a maior parte de sua vida sacerdotal em Natal.

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do Padre Tiago Theisen.

Nascido na Bélgica, em 23 de outubro de 1930, foi ordenado padre em julho de 1955, e nesses 66 anos de sacerdócio dedicou sua vida a atender as pessoas mais necessitadas.

Por mais de 50 anos o padre Tiago participou diretamente da construção de mais de 20 igrejas em solo potiguar, principalmente na Zona Norte da capital, o que lhe rendeu a alcunha de o ‘apóstolo da Zona Norte’.

Na região, ainda atuava em salas de aula com crianças da pré-escola.

Foi fundador das paróquias de Nossa Senhora Perpétuo do Socorro, nas Quintas, e Santa Maria Mãe, no conjunto Santa Catarina, no bairro Potengi, da qual era Pároco Emérito e diretor Arquidiocesano do Apostolado da Oração..

Chegou ao Brasil em 1968, após o pedido do então arcebispo Dom Nivaldo Monte à Roma para enviar padres europeus, pois vários seminários no país haviam fechado suas portas durante a ditadura militar.

Recebeu o título honorífico de Monsenhor pelo reconhecimento de seu trabalho como evangelizador.

Das mãos do prefeito Álvaro Dias, recebeu a Medalha do Mérito Felipe Camarão, maior homenagem que a Prefeitura pode conceder a um cidadão, em reconhecimento pelos serviços prestados à comunidade natalense.

O Memorial virtual do Padre Thago poderá ser acessado através do link https://padretiago.com.br/#biografia .

Que Deus receba esse valoroso Sacerdote, no Reino Eterno!

 

 

Deixe sua Opinião