Notícias

Informação: "Visita do homem mais rico do mundo ao Brasil"

Postado às 06h10 | 24 Mai 2022

Ney Lopes

Esteve horas no Brasil, o homem mais rico do mundo Elon Musk — dono das multinacionais SpaceX, Tesla e Starlink.

Veio a convite oficial do governo brasileiro.

O motivo da visita foi vender inovações tecnológicas relacionadas às suas empresas.

Projeto – Uma das inovações é o “Starlink”, que envolve satélites de alto desempenho, com o objetivo de oferecer internet banda larga de alta velocidade e baixa latência.

Entrega - Na prática, significará a entrega da execução de um programa de internet via satélite na exploração das reservas minerais e da biodiversidade da floresta, envolvendo a conexão de 19 mil escolas em áreas rurais e o monitoramento ambiental na Amazônia.

Trump - O empresário é aliado do ex-presidente Donald Trump e tenta comprar o Twitter, por US$ 44 bilhões, a pretexto de “garantir a liberdade de expressão nas redes sociais”.

Lítio brasileiro- Outro fato comentado é que Musk deseja mesmo é instalar na Amazônia uma fábrica da “Tesla”, a sua empresa de carros elétricos de maior valor de mercado no mundo.

Tudo isso porque o Brasil tem potencial para se tornar um dos maiores produtores do “lítio”, mineral essencial para as atuais baterias, que movem carros elétricos e fazem os aparelhos portáteis funcionarem.

Riqueza – Estratégia arriscada entregar o monitoramento da floresta, porque cerca de 40% do território da Amazônia possui depósitos minerais de ferro, manganês, cobre, alumínio, zinco, níquel, cromo, titânio, fosfato, ouro, prata, platina, paládio (mineral mais caro do que ouro).

A floresta é também fundamental para produzir alimentos, fármacos e atrair investimentos destinados à sustentabilidade ambiental e à economia verde.

Soberania – Que dirão as Forças Armadas, sempre defensoras da soberania da Amazônia?

Opinião – Cabe ao internauta formar a sua opinião sobre se Elon Musk é um filantropo, que deseja “ajudar” o Brasil, ou se existe “algo” por trás dos fatos vindos a público.

Voltaremos a esse assunto.

Olho aberto

Fato estranho – Causou estranheza a presença do Ministro Dias Toffoli do STF, no encontro privado de Bolsonaro e ministros com o bilionário Elon Musk. 

Provocou constrangimento, em colegas do STF.

RN - Admite-se que haveriam sinais de ligação do convite feito a Toffoli, com fato no RN. Já se justifica o "convite", alegando que a presença do ministro Toffoli seria a ampliação dos serviços digitais na Amazônia e facilitar o acesso à Justiça.

Nesse caso, o melhor teria sido convidar o Ministro Fux, presidente da Corte.

Vale a pena acompanhar tudo de “olho aberto”.

Ney Lopes – Veja as redes sociais: “@neylopesrn”

João Dória I – O ex-governador de SP João Dória desistiu de sua candidatura à presidência.

O seu partido – PSDB – caminha para não ter, pela primeira vez em sua história, candidato a presidente da República.

João Dória II – A legenda se reuniria hoje, 24, para definir como se posicionaria nas eleições presidenciais. 

Entretanto, o anúncio  de pré-candidatura foi adiado mais uma vez e deve ficar para o dia 2 de junho.

João Dória III – O ex-governador é o oitavo pré-candidato da chamada terceira via a abandonar a corrida presidencial. Antes dele Luciano Huck, João Amoedo, ex-ministro Mandetta, Rodrigo Pacheco, Alessandro Vieira, ex-governador Eduardo Leite e Sérgio Moro.

Isolamento – Ciro Gomes cada dia mais isolado no PDT.

O partido abre mão do apoio ao seu nome para aliança com o PT nos estados.

Bobo I – Viralizou na Internet o editorial do “Estadão” “Lula faz o eleitor de bobo”.

Diz o texto: “O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode ter recuperado seus direitos políticos após a anulação de suas condenações judiciais no âmbito da Operação Lava Jato, mas isso não significa, nem de longe, que ele tenha sido absolvido pela Justiça”.

Bobo II – Prossegue: “As decisões favoráveis ao ex-presidente tomadas pelo STJ e pelo STF, que lhe restituíram o direito de disputar eleições, dizem respeito apenas aos erros cometidos pelo MPF e pela primeira instância da Justiça Federal em Curitiba; Lula não foi “inocentado” de nada”.

Todos os processos criminais prosseguem.

Dúvidas - A propósito ainda da visita do empresário Musk ao Brasil, surgem dúvidas de que o problema da Amazônia não seja o monitoramento, mas sim a falta de fiscalização e repressão ao garimpo ilegal, à grilagem de terra e à derrubada da floresta.

 

 

Deixe sua Opinião