Notícias

Mudança anunciada pelo Fed deixa brasileiros que vivem de renda apreensivos

Postado às 05h48 | 30 Set 2020

Estado

Boa parte dos poucos brasileiros que vivem de renda estão cada dia mais apreensivos com a possibilidade da política de taxa de juros negativa contaminar o mundo inteiro. Portanto, a busca de informações é intensa.

Circulava entre investidores locais, ontem, análise de Oussama Himani, economista e ex-FMI, destacando a “sutil” mudança anunciada pelo Fed, semana passada, na estrutura de política monetária. Segundo o analista da gestora americana Parkview, a consequência na troca das palavras “meta de inflação de 2%” para “média de inflação de 2% ao longo do tempo” mostra que o banco central americano não está mais obrigado a agir imediatamente quando a …inflação sobe.

Em outras palavras, o BC americano “introduziu um novo e importante elemento de incerteza na capacidade dos mercados de antecipar sua função de reação”.

…rentistas…

A inflação teimosamente baixa nos EUA, apesar das condições monetárias frouxas, restringiu a caixa de ferramentas do Fed. E assim sendo, a capacidade dos bancos centrais do mundo em lutar contra recessões no futuro também está limitada.

…acabando?

A crise da covid-19 diminuiu a demanda mundial apesar do enorme nível de apoio fiscal e monetário. Segundo Himani, “a incerteza sobre a duração do apoio fiscal contínuo, o aumento do desemprego e a insegurança no emprego provavelmente manterão a demanda… calada”.

Deixe sua Opinião