Notícias

Natalense escolhida em instituição médica americana de onde já saíram 40 Prêmios Nobel e 8 ex-presidentes

Postado às 07h05 | 11 Jan 2022

Helena e seus pais

Do blog de Thaísa Galvão

Ela tem 27 anos e quando criança em Natal estudou no Pinguinho de Gente/NEC, no Marista, e na UFRN cursou Biomedicina.

Helena Varela de Araújo hoje é orgulho do Rio Grande do Norte.

E o futuro brilhante deu passos largos quando foi selecionada para o hoje extinto Programa Ciências Sem Fronteiras, e no Reino Unido estudou na University of Kent.

Concluído o programa, a natalense filha do casal Flávio Araújo – Tapete – e Márcia Varela, passou a morar em São Paulo, onde fez pós-graduação em Hematologia, no Hospital Israelita Albert Einstein, ao mesmo tempo em que trabalhava no Laboratório do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Em novembro passado Helena foi aprovada em uma seleção para preenchimento de apenas duas vagas, com participação de biomédicos de todo o planeta, para atuar como assistente técnica no Whitehead Institute, do MIT, em Cambridge.

O MIT é uma das mais conceituadas instituições de ensino e pesquisa do mundo, e das salas e laboratórios onde a natalense irá atuar, já saíram mais de 40 prêmios Nobel, além de 8 ex-presidente norte-americanos.

Acompanhada de Zé e Matilda, os chihuahuas de estimação, Helena embarca para Cambridge no próximo dia 27.

Orgulho com O maiúsculo, a potiguar já tem um currículo invejável, daí a aprovação na seleção 5 estrelas para a Whitehead Institute.

Em São Paulo, quando concluiu a especialização, Helena foi convidada pela sua orientadora, Nydia Bacal, médica hematologista do Albert Einstein, e uma das referência nacionais em Citometria de Fluxo (ténica de laboratório utilizada para diagnóstico e pesquisa), para trabalhar com ela no Centro de Hematologia de São Paulo, onde Helena está até hoje.

Também deu aulas no curso de Aprimoramento em Hematologia do IPESSP (Instituto de Pesquisa e Educação em Saúde de São Paulo), e foi palestrante em diversos congressos de sua área técnica, além de ter participado de congressos internacionais.

Em 2020 Helena criou a @HemoFlow, perfil no Instagram com o conteúdo específico sobre a Citometria de Fluxo e suas aplicações.

O @HemoFlow, agora com versão em inglês (hemoflow.eng), é hoje a maior página sobre Citometria de Fluxo do instagram.

Em contato com o Blog, o pai orgulhoso Flávio Araújo contou que no dia do encerramento da pós-graduação de Helena, quando ele e Márcia, e pais e mães de outros concluintes estavam no auditório para entrega dos certificados, a médica Nydia Bacal, falando sobre os alunos, abriu um espaço especial para elogiar Helena, dizendo que ela chegou “crua”. (palavra usada por ela), mas com sua inteligência e determinação em aprender, impressionou pela capacidade.

“Depois um dos diretores de ensino do Einstein veio me cumprimentar pelo futuro que ele via em Helena. Imagina o orgulho do pai babão”, disse Flávio, que hoje em São Paulo se mistura em emoções diferentes: a mudança da filha para os Estados Unidos, e a revisão de exato um ano do transplante hepático ao qual se submeteu.

 

Deixe sua Opinião