Notícias

Ney Lopes hoje no jornal "Agora RN"

Postado às 07h43 | 05 Jun 2021

Uma das últimas crises no país foi o ex-ministro da Saúde, general Pazuello, subir em carro de som, ao lado do presidente Bolsonaro. Instaurou-se processo administrativo contra ele, por participar de ato político. O comandante do Exército decidiu arquivar o procedimento administrativo

Tiro no pé - Após a decisão, surgem opiniões diversas. A presença do general Pazuello no RJ foi um “tiro no próprio pé”. Ele tinha prestado depoimento à CPI, com prós e contras. Melhor seria mergulhar e não se expor desnecessariamente.

Competência - Mesmo quem defenda punição rigorosa, tem que reconhecer a competência interna do Exército para decidir o caso.

Exemplos - O STF suspendeu o inquérito do STJ, que investiga o desembargador Eduardo Siqueira, flagrado humilhando um guarda municipal em SP. O mesmo STF anulou a delação de Sérgio Cabral, que acusava o atual ministro Toffoli. A Câmara Federal até hoje não julgou a cassação do mandato da deputada Flordelis, acusada de mandar matar o marido

Ponderação - Negar a “competência” do Exército para julgamento do general Pazuello é justificar que as Forças Armadas interferiram nas decisões internas do Congresso. Certamente, as Forças Armadas, com responsabilidade, levaram em conta a circunstância do presidente ser o seu chefe supremo e a possibilidade de insurgir-se contra a punição e até anulá-la, o que geraria convulsão nacional, em plena pandemia

Influência – Portanto, o Exército não “dobrou a espinha”, mas sim, evitou o risco de instabilidade institucional. Já se disse, que "as vezes é preciso ser como as ondas do mar, recuar para ganhar força."

Olho Aberto

Conflito – Os cearenses reclamam dos piauienses. Dizem, que no Ceará as empresas “Aeris” e “Vestas”, localizadas na Região Metropolitana de Fortaleza, fabricam equipamentos de geração de energia eólica, idênticos aqueles que estão sendo importados da China pelo Piauí. O material “made in Ceará” são transformadores, geradores, torres, e pás eólicas, com 76 metros de comprimento.

Argumento -  O Ceará alega que sairia rápido e mais barato, se a encomenda piauiense tivesse sido feita às competentes e modernas fábricas cearenses. O detalhe é que os dois estados são governados por filiados ao PT.

Inflação - Apesar de revisar para cima as projeções do Produto Interno Bruto (PIB) de 2021, de 3,3% para 4,8%, o Bradesco optou por uma projeção mais conservadora do que os 5% do mercado. Justificou pelas incertezas no processo de vacinação e a inclusão do risco hidrológico.

Cuidado – A CPI da Pandemia corre o risco de ajudar politicamente Bolsonaro, ao insistir no “gabinete paralelo”. O governo divulga, que desde o início da pandemia ouve muita gente e tem rede social vasta. Isso não é crime.

Copa América – São lógicos os argumentos de já que se realizam campeonatos no país, maiores do que a Copa América, sem público. O problema, entretanto, é que, se apenas “um brasileiro” for contaminado, por quem venha em delegação de outro país, o governo pagará caríssimo na eleição de 2022. Por isso é um risco que não compensaria.

Prévias - A data mais provável para as prévias presidenciais do PSDB é 21 de novembro.

Dificuldade – Em 26 de setembro Ângela Merkel deixa o poder na Alemanha. O eleito terá o "fardo" de substituir alguém "insubstituível".

 

Deixe sua Opinião