Notícias

Ney Lopes hoje no jornal AGORA RN: "Um dia depois"

Postado às 06h08 | 21 Jan 2021

O mundo livre respira mais aliviado, com a posse ontem, 20, de Joe Biden.

Não se trata de exaltação. Apenas, a tranquilidade de que não continuarão os arroubos inconsequentes da era Trump, um “ex” próximo da insanidade mental. 

Os EEUU deram prova da solidez de sua democracia. Agora, resta saber se Biden será o velho decrépito e sonolento, acusado por Trump.

Tudo indica, que não.

Você sabia?

1. Joe Biden após 50 anos de persistência, chegou a Casa Branca. Derrotas e perdas na sua vida pareciam indicar que esse seria um objetivo impossível.

2. Porém, ele seguiu a frase que cunhou: “Nós, os irlandeses, somos as únicas pessoas no mundo nostálgicas do futuro. Nunca deixei de ser um sonhador. Nunca deixei de acreditar nas possibilidades”.

3. “Gago” passou a infância enfrentando os “valentões” da escola, que o humilhavam. Curou-se na idade adulta, ao recitar poesias, na frente de um espelho.

4. Humano e em campanha (fevereiro de 2020), ouviu a súplica do pai de Brayden Harrington (13 anos), que lhe falou dos problemas de gagueira do filho. Encostou o rosto no garoto envergonhado e disse: “você vai superar. Sei que há valentões no colégio que zombam de você, mas isso mudará”. Em agosto, o menino Brayden saudou Biden na Convenção Democrata.

5. Quando era ainda adolescente, a mãe de sua então namorada (Neilia, sua primeira esposa) perguntou sobre o seu futuro. Ele respondeu: ser presidente dos Estados Unidos.

6. A primeira campanha de Biden ao Senado foi em 1972. Tornou-se um dos senadores mais jovens da história do país (29 anos).

7. Poucas semanas após ser eleito, família de Biden sofreu tragédia. Nas vésperas do Natal, dentro de um carro acidentado, estavam seus filhos, Beau, Hunter e Naomi, e sua mulher, Neilia. Morreram Neilia e Naomi. Os filhos sobreviveram. Em 2015, Biden perdeu o filho Beau com câncer no cérebro.

8. Após o acidente de 1972, Biden pensou em renunciar, mas fez o juramento de Senador no hospital, ao lado da cama de um dos filhos. Durante anos, diariamente fazia de trem o trecho de ida e volta entre sua cidade e Washington, para dar assistência aos filhos. 

9. Anos depois, casou com a professora divorciada, Jill Jacobs. Biden sempre dizia que seus filhos Beau e Hunter tinham duas mães, a que morreu e Jill.

10. Tentou candidatar-se a presidência em 1987 e acabou de forma vergonhosa. Em 2008, teve 1% dos votos na pré-convenção, diante de opositores poderosos: Obama e Hillary.

11. Em 2020 foi tido como “fora do páreo” nas primárias. Reagiu e ganhou a eleição.

12. Em debate público, Trump acusou o seu filho Hunter de viciado em “drogas”. Sereno, ele respondeu: “Meu filho, como muita gente que vocês conhecem em suas casas, teve um problema com as drogas, o superou e estou orgulhoso dele.

Futuro de Trump

No adeus- Antes de embarcar para Florida, disse Trump: “nós voltaremos, de um jeito ou de outro ”. Agradeceu aos filhos e familiares próximos que tinham cargos no seu governo. Se fosse no Brasil, responderia CPI por “nepotismo”.

Dívida – Além de 400 milhões de dólares de dívidas há o risco de Trump responder por uma dúzia de crimes federais. Diante da pré falência é possível que se dedique a palestras, como fazem ex-presidentes americanos.

Natal- O ex-presidente Bill Clinton tornou-se “chanceler honorário” da “Laureate International”, rede de ensino global, da qual fazia parte   a UNP, sediada em nosso estado. O contrato foi de U$ 18 milhões de dólares de honorários. Proferiu conferencias em vários países, inclusive em Natal,RN,  em 2010.

Obama- Em 2017, Barack e Michelle Obama ganharam US$ 65 milhões com um livro. Depois, firmaram contrato com a Netflix para produção de filmes.

 

Deixe sua Opinião