Notícias

Ney Lopes no "Agora RN": "Eleições na Câmara e no Senado"

Postado às 08h31 | 25 Jan 2021

Aproximam-se as escolhas dos comandos da Câmara e do Senado. Numa antevéspera das eleições de 2022, o presidente Bolsonaro ao adotar o estilo da “barganha” coloca-se como favorito para ganhar as duas presidências.

Quem conhece o Congresso, sabe que a imensa maioria é do “toma lá, dá cá”.

Praticamente, inexiste espírito público, onde prevaleçam propostas, teses, discursos, debates, competência. Só valem liberação de verbas para nutrir “colégios eleitorais”, favores para setores “eleitos” da economia e empregos.

O mais desanimador é o precedente histórico, de que o povo depois vai às urnas e vota nos mesmos. A esperança é que 2022 seja diferente.

Neste contexto, há uma dúvida: se Bolsonaro cumprir “todos” os “compromissos” com Arthur Lira (PP-AL) e “aliados”, não haverá “impeachment”. Se não cumprir, um novo Eduardo Cunha estará surgindo, que poderá repetir Dilma Rousseff, como “troco”.

Há até petistas, que apostam nessa hipótese e por isso não votam em Baleia Rossi. Considerando as veementes condenações que Bolsonaro fez à “velha política” e a sua conhecida instabilidade, a relação dele com Arthur Lira encarna uma nova versão da parábola do sapo e do escorpião.

Depois da travessia, ninguém pode prever, qual deles será o primeiro a ferir de morte o parceiro de jornada.

Olho aberto

1. Joe Biden assumiu e os Estados Unidos voltaram ao “Acordo de Paris”, que Trump tinha se afastado. Esse tratado mundial tem um único objetivo: reduzir o aquecimento global, para atingir de preferência média de 1,5 graus Celsius, mas está submetido a verdadeiro “vai e vem”.

2. Quase cinco anos depois, apenas duas nações cumpriram o acordo: Marrocos e Gâmbia.

3. Os piores países, que levarão a um aumento de temperatura superior a 4°C, são EEUU (mais de 10%), Rússia, China (mais de um quarto do total mundial), Japão, África do Sul e Coreia do Sul.

4. O Brasil está na lista daqueles que elevarão a temperatura até 3°C, ao lado de toda União Europeia, Austrália, Canadá, Chile, Cazaquistão, México, Nova Zelândia, Noruega, Peru e Suíça.

5. Percebe-se que maior descumprimento é justamente dos países acusadores do Brasil, em relação a Amazônia. Aplica-se o refrão “faça o que eu digo, não o que eu faço”.

Incrível

Do “Jornal da Cidade on line”: Donald Trump, amigo de coração do Brasil: Presidente Bolsonaro deve atribuir-lhe a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul

Justificativa

Correligionários de Bolsonaro justificam: Lula condecorou Nicolás Maduro e Bashar Hafez al-Assad, presidente e ditador sírio.

Energia

O novo governo dos EEUU incentivará energias renováveis, tipo eólica e solar. Uma das metas é em 10 anos eletrificar todos os ônibus, que circulam no país. O Brasil poderia imitar. O RN com maiores razões, pelo potencial de recursos naturais que possui.

Decepção

Os chineses estão frustrados com a eleição de Joe Biden. Melhor seria a continuidade de Trump. A política “isolacionista” dele ajudaria as ambições de superpotência da China.

FGTS

No RN inúmeras reclamações de trabalhadores, que buscam receber o FGTS, sendo informados que inexistem suas inscrições. Vão a outras agências da CEF e são atendidos. Fato constrangedor para o patrão, que recolheu em dia e os trabalhadores que se prejudicam.

Álvaro

Aliados do prefeito Álvaro Dias acham, no mínimo, “inconveniente” propagar que ele “jamais” seria candidato ao governo em 2022. Lembram as declarações de João Dória, tucano como Álvaro, na eleição de 2016, quando anunciou que seria prefeito até 2020. Assinou, inclusive, declaração com esse propósito. E depois.... deu no que que deu.

 

Deixe sua Opinião