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O longo voo para salvar a Lufthansa, a maior empresa aérea da Europa

Postado às 03h53 | 28 Jun 2020

Deutsche Lufthansa evitou a insolvência. Agora, a maior companhia aérea da Europa enfrenta a árdua tarefa de se transformar em uma empresa mais enxuta para competir em um mercado de viagens aéreas prejudicado pelo coronavírus.

A aprovação de um resgate do governo alemão de US$ 10,1 bilhões (9 bilhões de euros) concluiu semanas de negociações às vezes rancorosas com o governo e seguiu especulações frenéticas nos últimos dias sobre se o bilionário Heinz Hermann Thiele, maior acionista da Lufthansa, negaria o acordo. Em vez disso, ele apoiou.

Com o resgate selado, o próximo desafio do CEO Carsten Spohr será uma reestruturação para refletir um colapso nas viagens aéreas e as perspectivas sombrias de um rápido renascimento, especialmente nas rotas comerciais exploradas pela Lufthansa. A companhia aérea disse que pode ter que reduzir sua frota em 100 jatos e dispensar cerca de 22.000 dos seus 140.000 funcionários.

A reforma não será fácil. Enfrentará resistência de poderosos sindicatos e leis trabalhistas que dificultam a redução de empregos ou do pagamento de salários. E, embora o governo tenha dito que ficará fora das decisões da administração, perdas profundas de empregos podem testar essa resolução. Os sindicatos já estão argumentando que os fundos de resgate devem ser usados ​​para preservar o emprego.

“Com ajuda do governo, empregos e renda agora precisam ser garantidos”, disse Christine Behle, membro do conselho de supervisão da Lufthansa e presidente do sindicato Verdi para o pessoal de solo.

20 anos após privatização, governo alemão retoma 20% da companhia

O Estado concederá empréstimos e patrimônio à companhia aérea após a pandemia de coronavírus forçar o pouso de sua frota e deixá-la queimando com dinheiro. Sob o resgate, o governo assumirá uma participação de 20%, retornando às fileiras de acionistas da transportadora de bandeira alemã duas décadas após sua privatização.

A aprovação do pacote alemão abre as portas para mais ajuda já prometida pela Áustria e pela Suíça para operações nesses países. A Bélgica também está  discutindo financiamento.

As ações caíram 42% este ano.

A Lufthansa também terá que lidar com uma dívida total que deve chegar a 26 bilhões de euros com o resgate, de acordo com Daniel Roeska, analista da Sanford C. Bernstein. A companhia aérea terá que fazer escolhas difíceis para pagar o governo até 2023, disse ele.

O CEO Spohr disse que a empresa está “ciente de nossa responsabilidade de devolver os 9 bilhões de euros aos contribuintes o mais rápido possível”.

A empresa, que disse anteriormente que iria vender o braço de catering e uma minoria da divisão de manutenção e reforma de jatos da Lufthansa Technik, garantiu aos acionistas na quinta-feira que não haveria liquidação de ativos. Mesmo vender aeronaves a preços decentes pode representar um desafio enquanto durar a pandemia.

Ryanair alega que ajuda distorcerá a concorrência na Europa

A companhia aérea também está combatendo uma ação de retaguarda da concorrente low cost Ryanair Holdings Plc, que argumentou que os resgates estatais da Lufthansa e da Air France-KLM conferem uma vantagem injusta que distorcerá a concorrência na Europa nos próximos anos. O CEO da Ryanair, Michael O’Leary, prometeu no mês passado contestar a aprovação da Comissão Europeia para a ajuda da Lufthansa.

Na quinta-feira, os reguladores da União Européia assinaram a maior parte do pacote em troca da Lufthansa disponibilizar alguns slots nos centros de Frankfurt e Munique.

O braço holandês da Air France-KLM receberá um resgate de 3,4 bilhões de euros da Holanda, disse o ministro das Finanças da Holanda, Wopke Hoekstra, em uma carta ao Parlamento na sexta-feira (26). Isso segue um pacote de ajuda de 7 bilhões de euros para o grupo do estado francês.

Governo alemão espera pequeno lucro com operação

Oficiais do governo alemão aplaudiram o voto da Lufthansa.

“Esta é uma notícia muito, muito boa para a empresa, os funcionários e os negócios alemães”, disse o ministro das Finanças, Olaf Scholz. “Nosso compromisso é temporário. Quando a empresa estiver novamente em forma, o estado venderá sua participação – esperançosamente com um pequeno lucro”.

Assegurar uma participação estatal marca uma vitória para Scholz e o ministro da Economia Peter Altmaier, que pretendem que o acordo sirva de modelo para futuros resgates corporativos. A aprovação também poupa ao governo alemão o constrangimento de uma segunda insolvência de uma empresa de alto nível, depois que a empresa de pagamentos Wirecard AG entrou em colapso nesta semana em meio a um escândalo contábil.

A tensão trabalhista estava elevada quando a Lufthansa perdeu um prazo auto-imposto de 22 de junho para um acordo de corte salarial com representantes dos trabalhadores antes da votação dos acionistas.

No final da quarta-feira, chegou a um acordo com seu sindicato de tripulantes de cabine que economizaria cerca de 500 milhões de euros até 2023. Em troca, a Lufthansa prometeu não fazer demissões durante a crise do coronavírus. Ainda não foram alcançados acordos com os sindicatos de pilotos e tripulantes de solo.

“Se há uma montanha para escalar para a Lufthansa, hoje eles só chegaram ao acampamento”, disse Roeska sobre o resgate.

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