Postado às 07h34 | 19 Set 2024
Ao centro filhas Maria Lucia e Abigail. À esquerda Ana Flávia e à direita Ana Lilian, netas.
Tribuna do Norte
A Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Norte (CAARN) lançou, em cerimônia nesta quarta-feira (18), a Comenda Claudionor Telógio de Andrade, uma homenagem às pessoas que contribuíram para a construção e sucesso da advocacia potiguar.
Criada para comemorar os 75 anos da instituição, a honraria leva o nome de um dos maiores presidentes da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio Grande do Norte (OAB-RN), que durante 20 anos se manteve à frente da seccional defendendo as prerrogativas da advocacia.
Claudionor Telógio de Andrade nasceu em 21 de agosto de 1909, em São José de Mipibu, na região metropolitana de Natal.
O filho de Manoel Casimiro de Andrade e Abigail Rodrigues de Andrade foi formado pela Faculdade de Direito do Estado do Ceará, em 1933, e entre os anos de 1949 e 1969 esteve como presidente da OAB-RN.
Neste caminho, ele foi o fundador da Caixa de Assistência dos Advogados do RN.
De acordo com Ricardo Lucena, atual presidente da CAARN, Claudionor foi o pioneiro que possibilitou o alicerce para o desenvolvimento da instituição.
“Muito do que a CAARN tem buscado nos últimos tempos, como maior presença de mulheres na tomada da decisões e também a interiorização dos serviços, encontra ressonância nas iniciativas do doutor Claudionor”, afirma
Entre os destaques da gestão do mipibuense houve a criação da subseção da Ordem de Mossoró em 1951, e as primeiras inscrições de mulheres advogadas da OAB-RN em 1953.
Na carreira como docente, Claudionor também comandou a disciplina de Direito Processual na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e recebeu o título de Professor Emérito pela condição de fundador da Faculdade de Direito e da própria Universidade.
O evento, ocorrido durante a noite no auditório, da Ordem dos Advogados do Brasil, contou com a presença das filhas Maria Lúcia Azevedo e Abigail de Souza Lopes, que celebram a homenagem ao pai após 44 anos de sua morte, representando a importância dele diante do cenário do Direito no RN.
“É lindo que ele seja lembrado com uma homenagem tão importante e significativa”, afirma Maria Lúcia.
Na avaliação de Abigail de Souza, a emoção não é diferente.
Esse orgulho é potencializado ao relembrar toda a força da advocacia acumulada na vida do pai, objeto de inspiração para a difusão do Direito desde os filhos até os netos.
“Ele era exatamente a luz que iluminava a todos e que perpetua para toda a família. Mesmo com o passar dos anos, ele continua sendo lembrado pela sua importância”, relata.
Para Aldo Medeiros, atual presidente da OAB-RN e um dos homenageados no evento, Claudionor representa um papel importante para toda a história daadvocacia potiguar, potencializado pela fundação da Caixa de Assistência.
“Dar seu nome à medalha entregue a quem marcou a história da CAARN é uma homenagem mais que merecida”, defende.
Ao longo da vida, Claudionor Telógio de Andrade também exerceu atividades na política.
Entre outras funções, ele foi secretário-geral do Estado após a redemocratização, deputado estadual constituinte em 1948, Prefeito de Natal por um período breve entre 1950 e 1951, e Secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública.
Durante a cerimônia, a Comenda Claudionor Telógio de Andrade foi entregue a 16 personalidades, entre advogados, advogadas, funcionários e gestores, como Felipe Maciel Pinheiro Barros, Simone Martins Oyarzabal, Felipe Sarmento Cordeiro, Cristina Daltro Santos Menezes e José Alberto Ribeiro Simonetti Cabral.