Notícias

Opinião: "A padroeira de Natal"

Postado às 05h07 | 21 Nov 2020

Ney Lopes

Hoje, 21, data significativa para os católicos de Natal. Comemora-se o dia de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira da cidade.

 A história registra, que na manhã do dia 21 de novembro de 1753, alguns pescadores do Rio Potengi, quando lançaram a rede e ao puxá-la, encontraram um caixote, que estava encalhado numa pedra. Os pescadores pararam a embarcação no local, hoje chamado de Pedra do Rosário, para ver o que continha dentro do caixote.

Ao abrir, encontraram uma imagem da mãe de Jesus Cristo, com uma mão segurando o menino no colo e a outra mão estendida, aparentando sustentar alguma coisa. Logo, perceberam que era um rosário. Junto à imagem estava uma mensagem: “Onde está imagem parar, nenhuma desgraça acontecerá”. O vigário da Paróquia naquela época, o padre Manoel Correia Gomes, informado sobre a descoberta, foi ao local e levou a imagem para a Matriz.

A padroeira da cidade ficou conhecida por Nossa Senhora da Apresentação, porque no calendário litúrgico da Igreja Católica, o dia 21 de novembro, é o dia em que se festeja a apresentação da Mãe de Jesus no Templo, quando tinha cerca de 12 anos de idade. Por esse motivo deram o nome à padroeira de Nossa Senhora da Apresentação.

A festa da Apresentação de Nossa Senhora no Templo foi instituída no ano de 1571. Os anos consolidam a devoção dos natalenses pela sua Padroeira. 2020, mesmo diante da pandemia, não reduziu o sentimento religioso da comemoração.

Mesmo em casa, com o acompanhamento on line, a população católica acompanha o ritual da Igreja. Prova de fé e veneração da cidade por sua Padroeira.

 

 

Deixe sua Opinião