Notícias

Opinião: "Amém! Paz no Líbano e a busca em Gaza"

Postado às 11h39 | 28 Nov 2024

Um homem retorna à sua aldeia na província de Tiro, no sul do Líbano, após o cessar-fogo entre o Hezbollah e Israel ter começado no início de 27 de novembro de 2024. [Hussein Malla/AP Photo]

Ney Lopes

O fato do dia em benefício da sonhada paz no Oriente Médio, aconteceu nesta terça feira, 26.  O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, confirmou que Israel e Hezbollah aceitaram um acordo de cessar-fogo para o conflito em curso no Líbano.

Os países aceitaram a mediação dos EUA e da França, rara vitória para a diplomacia no Oriente Médio, devastado por duas guerras há mais de um ano. Também significa conquista para os EUA nos últimos dias do governo do presidente Joe Biden. A Guerra entre Líbano e Israel é feita de vários conflitos, que se iniciaram na década de 1970, quando Israel passou a ser atacado pela então Organização pela Libertação da Palestina (OLP), que tinha suas bases instaladas no Líbano

O atual conflito começou em 1 de outubro de 2024, quando Israel invadiu o Líbano como parte de um onfronto militar entre Israel e Hezbollah, O Hezbollah é uma força significativa na política libanesa, responsável por diversos serviços sociais, além de operar escolas, hospitais e serviços agriculturais para milhares de sul libaneses. A força militar do Hezbollah e a relativa fraqueza do Exército nacional do Líbano significam que muitas pessoas acreditam que é necessário que ele continue armado.

Porém, analistas como Guga Chacra entendem que “O Hezbollah, por sua vez, sabe que perdeu, mas o cessar-fogo ao menos permite ao grupo sobreviver enquanto avalia o futuro, incluindo como ficará a estrutura da organização”.

Cabe uma observação específica sobre o governo de Biden.  Faltando apenas 54 dias para o término do seu governo, ele corre contra o relógio. Com o acordo do Líbano em mãos, o Sr. Biden disse que agora renovaria seu esforço por um cessar-fogo em Gaza, trabalhando junto com o Egito, o Catar e a Turquia, e pediu que Israel e o Hamas aproveitem o momento. O presidente americano declarou que “povo de Gaza passou pelo inferno. O mundo deles foi completamente destruído. Muitos civis em Gaza sofreram demais”. O fim aos combates em Gaza e a libertação dos reféns restantes mantidos pelo Hamas — incluindo sete americanos, quatro dos quais se acredita ainda estarem vivos — seria realização final gratificante para o Sr. Biden e sua equipe.

Na antevéspera do Natal, só resta esperar que as luzes do presépio de Belém iluminem os negociadores, na busca da Paz.

Curtinhas

+ O ex-presidente Jair Bolsonaro completará 70 anos em março. A partir daí caem pela metade os prazos de prescrição dos crimes em que ele é acusado.

+ A desaprovação do governo Lula cresceu e a aprovação caiu, segundo pesquisa do instituto Paraná Pesquisas divulgada nesta quarta, 27. O levantamento, realizado nos 26 estados e no Distrito Federal, mostra que 51% dos eleitores desaprovam o governo Lula e 46,1% aprovam.

+ A primeira dama Janja está incontrolável. Já xingou o bilionário americano Elon Musk durante um evento no Rio de Janeiro. . Também chamou o homem que se matou durante um ataque a bomba na praça dos Três Poderes de “bestão”.

+. Nos bastidores do poder na China há uma preocupação comum às autocracias de como garantir uma transferência suave de poder quando uma líder renúncia ou morre.

+ O Sr. Xi Jinping parece não se preocupar com isso. Ele não demonstrou interesse em preparar um sucessor e mudou regras não escritas para permitir a si mesmo liderar pelo tempo que quiser. A eventual transição para uma China pós-Xi pode novamente evocar memórias da história de violência da União Soviética

Hoje na história

Dia Nacional de Luta contra o Câncer de Mama. Dia do Soldado Desconhecido.

1660 – Fundação da Royal Society de Londres (Inglaterra).

1895 – Organizada a primeira corrida de automóveis na América.  entre Paris e Bordéus.  A corrida tinha um trajeto de 1 178 km e 46 concorrentes, mas apenas 22 deles iniciaram a prova

1912 – Proclamada a independência da Albânia do Império Otomano.

1974 – John Lennon se apresenta em público em um palco pela última vez, ao lado de Elton John, no ginásio Madison Square Garden, em Nova York (EUA).

1975 – Proclamação da República do Timor-Leste.

1979 – Um avião DC-10 da Air New Zealand choca-se contra o monte Érebo, na Antártida, matando os 257 passageiros e tripulantes.

Faltam 32 dias para acabar o ano.

 

Deixe sua Opinião