Notícias

Opinião: "Brasil descoberto em Touros, RN"

Postado às 06h14 | 23 Abr 2022

Comemorou-se neste 22 de abril a data do descobrimento do Brasil, até hoje envolvendo o erro histórico de que a chegada dos navegadores portugueses ao nosso território ocorreu em Porto Seguro, na Bahia.

O professor conterrâneo Lenine Pinto, já falecido, através de livros e evidencias incontestáveis, sempre defendeu que o Brasil foi “descoberto” no RN, em Touros.

Argumento I – Pero Vaz de Caminha afirma em sua carta que, quando os portugueses chegaram ao Brasil, se estabeleceram no Nordeste e ele navegou 3 mil léguas até o estado de São Paulo.

Essa distância não é de Porto Seguro à SP, mas sim de Touros para o litoral paulista.

Argumento II - A vegetação a que a carta se refere não existia em Porto Seguro naquela época, e é bem típica de Touros, RN.

Argumento III – O RN está a 5 mil quilômetros de Portugal e a navegação da época demonstra que as correntes marítimas trouxeram naturalmente as caravelas e naus para o nosso litoral, e não a Bahia.

Argumento IV – O monte avistado pelos navegadores foi o Pico do Cabugi (RN) (590 metros), a cerca de 100 km da costa e não o monte Pascoal na Bahia (536 metros).

O jornalista Alexandre Garcia publicou artigo (2017), afirmando “que a Marinha confirmou que do mar, vê-se o Cabugi no RN; e não o morrinho do sul da Bahia”.

O articulista concluiu que o fato muda realmente a história do Brasil.

Fraqueza política. Infelizmente, a classe dirigente do RN não procura resgatar a memória histórica do estado, como o marco inicial do descobrimento do Brasil, independente da Bahia concordar ou não.

O assunto deveria começar a ser debatido no Congresso Nacional, com o apoio do governo estadual.

Seria grande impulso ao nosso turismo.

Olho aberto

Retificação – Recebi mensagem da senhora Ana Maria Maciel, esposa do saudoso senador Marco Maciel, esclarecendo que a frase original dele sobre prazos na política era a seguinte: “quem tem prazo não tem pressa”. Realmente, absoluta verdade.

Depoimento- O prefeito de Natal lançou o livro “O que tenho a dizer”, que reúne seus principais discursos escritos em diversas ocasiões da carreira como Deputado e Prefeito da capital. 

Vem recebendo aplausos pela concisão dos textos.

Guerra - O oligarca russo Oleg Tinkov, sancionado pelo Reino Unido, garantiu que "90% dos russos são contra a guerra" na Ucrânia.

Moro – Complica-se a cada dia o destino de Sérgio Moro. O União Brasil quer vê-lo candidato a deputado federal em SP, como puxador de votos.

Já ACM Neto tenta invalidar a filiação dele.

PSDB-RN – O deputado Ezequiel Ferreira, que preside o PSDB no estado, fará consulta direta aos filiados para decidir sobre quem apoiará para governo do RN.

A previsão é que a governadora Fátima Bezerra mantenha esse apoio.

Conselhos – Como Lula já fez, o presidente Bolsonaro também se aconselhou com o ex-presidente José Sarney. Ambos foram aconselhados a buscarem a paz nacional, após a eleição.

Terceira via – Falta uma candidatura que cumpra o papel de pautar o futuro no debate eleitoral e ofereça uma alternativa nova para o país.

O difícil será encontrar quem seja aceito por todas as correntes.

Diante disso, a previsão é que o “voto útil” decida o segundo turno.

Mega evento – Anuncia o colunista do “Agora RN” Luiz Almir, que o ex-ministro Rogério Marinho prepara um “megaevento” na primeira quinzena de maio para lançar a sua candidatura ao senado, como demonstração de força política, econômica e prestígio eleitoral.

A previsão é da presença de quase 100 prefeitos, mais de 200 vereadores, o ministro Fábio Faria e até o presidente Bolsonaro.

Tumulto – A área de comunicação de Lula está em crise. Afastados Augusto Fonseca e Franklin Martins.

O substituto poderá ser Sidônio Palmeira, que esteve à frente das campanhas vitoriosas do partido ao governo da Bahia.

 

Deixe sua Opinião