Notícias

Opinião: "Brasil, meio ambiente e economia"

Postado às 06h53 | 05 Jun 2021

Ney Lopes

Há 49 anos, em 1972, por decisão da Assembleia da ONU, hoje, o dia 5 de junho, passou a ser a data mundial do meio ambiente.

O objetivo é trazer a debate a integração entre o meio ambiente e a economia.

A primeira comemoração ocorreu na cidade de Spokane, nos Estados Unidos e, desde então, as “celebrações” procuram alertar governantes, entidades empresariais e da sociedade civil organizada, ONGs, Igrejas, entidades educacionais e outras, quanto `a gravidade dos diversas problemas ambientais/ecológicos, criados pela ação irracional e irresponsável do ser humano, em todos os países, inclusive no Brasil.

A devastação do ambiente natural tem consequências, não apenas para o ar e a água, mas também para as empresas, que têm contado com recursos naturais gratuitos como a polinização, o ciclo da água, os ecossistemas marinhos e florestais.

Tal observação justifica que a preservação do "ambiente natural" aumentará a taxa de retorno sobre o capital no setor empresarial.

As empresas reagiriam investindo mais, aumentando assim a produtividade na economia.

E, com cada um desses impulsos, torna-se possível custear  esforço maior, que preservaria  o meio ambiente no mundo.

Pesquisa da Universidade de Columbia, confirma que a sobrevivência da humanidade exige que retiremos o CO2 já acumulado na atmosfera, com a garantia de que ele permaneça fora dela.

Para cobrir o custo, será possível estimular um mercado, no qual o carbono capturado é vendido para uso comercial.

O nosso país poderá ter cometido equívocos ao longo de vários governos em sua política ambiental, porém não assume as proporções das acusações feitas por certos líderes internacionais.

Colocar o Brasil como “boi de piranha” na questão ambiental, confirma a existência atrás de tudo isso, do “olho grande” de países, que desejam beneficiar-se da nossa biodiversidade.

Está provado que muitas ONGs internacionais  (há exceções) chegam a Amazônia, travestidas de missões religiosas, ou, de presevação ambiental, quando a real intenção é a exploração econômica e comercial dos recursos naturais e  não proteger a floresta, em benefício do planeta.

Estudos globais evidenciam, que todos os ecossistemas mundiais e não apenas o Brasil  estão em processo acelerado de degradação permanente e trazem sérios riscos para o equilíbrio do clima.

Em consequencia, o regime irregular de chuvas contribui para o aquecimento global, aumentando os riscos de desastres naturais, provocados pelo ser humano e suas atividades, causando prejuízos econômicos, sociais, ambientais, geopolíticos e culturais.

As áreas mais afetadas são oceanos,  florestas, regiões costeiras, polares, alagadas ou alagáveis, geleiras, savanas,  cadeias de montanhas.

O fenômeno atinge o Brasil,  não apenas na Amazônia , mas também no Pantanal, Cerrado, Caatinga, os pampas e a Mata Atlântica.

Está provado que muitas ONGs (há exceções) chegam a Amazônia, não com a intenção de preservar a floresta, mas usufruir lucros, até com a exploração clandestina das riquezas lá existentes. .

Sabe-se que o nosso país detém a maior diversidade do planeta.

As mais diferenciadas riquezas jazem nas cadeias de nucleotídeos e nos fito químicos dos bosques brasileiros.

Segundo a "Conservation Internacional",  dos 17 países mais ricos em biodiversidade do mundo (entre os quais figuram Estados Unidos, China, Índia, África do Sul, Indonésia, Malásia e Colômbia), o Brasil está em primeiro lugar com  23% do total de espécies do planeta.

A Suíça tem apenas uma planta endêmica. Alemanha e o México pouquíssimas.

O Brasil tem 20 000, apenas na Amazônia.

Adiciona-se a isso a variedade de espécies vegetais, de mamíferos, aves, répteis, insetos e peixes da Mata Atlântica, do cerrado, do Pantanal, da caatinga, dos manguezais, dos campos sulinos e zonas costeiras.

Apenas, cerca de 10% da flora mundial foi estudada até hoje e só 3% é utilizada como matéria-prima.

A biodiversidade brasileira, portanto, é o cofre de um patrimônio químico inexplorado de remédios, alimentos, fertilizantes, pesticidas, cosméticos, solventes, fermentos, têxteis, plásticos, celulose, óleos e energia, além de moléculas, enzimas e genes, em número quase infinito.

Sem desejar reduzir a gravidade da pandemia pelo coronavírus, deve-se destacar que a poluição e a fome matam a cada ano 15,74 milhões de pessoas ou 4,4 vezes mais que a COVID-19.

O Dia do meio ambiente conduz a reflexão, de que somente a preservação racional da Amazônia poderá ser uma das alternativas para a produção de alimentos em abundancia, que abasteça o mundo.

É aí que surge o “nó górdio” da questão.

Países como os Estados Unidos e alguns europeus, que desejam liderar o agronegócio global, ficam incomodados e começam a levantar dúvidas, que possam inibir gradualmente os avanços nacionais na exploração econômica da biodiversidade amazônica.

O desafio brasileiro será desenvolver os usos econômicos dos materiais genéticos disponíveis, incorporando tecnologias e capitais, sem, no entanto, estabelecer princípios xenófobos e contrários ao desenvolvimento científico.

A indispensável atração de capitais, públicos e privados,  dependerá de regras estáveis de proteção a cada direito e investimento envolvidos.

Não se quer uma legislação entreguista, mas apenas que dê segurança jurídica às parcerias que começam a se desenvolver, com oferta de empregos e divisas para o país.

A maior floresta úmida do planeta abriga um percentual impressionante da diversidade biológica conhecida e porcentagem ainda maior das reservas hídricas, cada vez mais preciosas para a subsistência do Homem na terra.

O futuro do agronegócio brasileiro dependerá da segurança e deteminação de uma política,  que garanta o acesso  ao nosso patrimônio genético, como marco na utilização sustentável da biodiversidade e que conduza   ao desenvolvimento econômico-social da Amazônia.

Deixe sua Opinião