Notícias

Opinião: "Brasil oscila em pêndulo político"

Postado às 06h44 | 14 Jul 2020

Ney Lopes

Infelizmente, além da crise epidêmica, o Brasil convive com crises políticas, que eclodem nos bastidores e tomam as manchetes dos jornais.  Inegavelmente, após ser acometido pelo vírus, o presidente falou menos e evitou aglomerados com apoiadores. Mas, isso não eliminou que fervilhem “disse me disse” entre os ministérios e nas manchetes, sobretudo da mídia internacional. 

São exemplos a militarização do ministério da saúde, julgamento de anulação das eleições de 2018 no TSE, declarações do ministro Gilmar Mendes em confronto com as Forças Armadas, o quarto ministro da Educação que chega recomendando “castigos físicos” para as crianças, aumento do desmatamento na Amazônia, crescimento do surto epidêmico e outros fatos explosivos.

Recente estudo da consultoria “Curado & associados” demonstra que a expressão presidencial, de que a pandemia era uma “gripezinha” ganhou proporções no noticiário internacional e desgasta bastante a imagem do país.

Pesquisa na linha editorial dos sete maiores órgãos de imprensa mundiais demonstra que 68% dos registros feitos são negativos e classificam como crise ética e falência da gestão pública brasileira. Para os jornais  Le Monde, a revista inglesa The Economist, a alemã Der Spiegel e a edição espanhola do EL PAÍS foi desrespeitosa a forma como o presidente fez o anuncio de estava com coronavírus, ao tirar a máscara e insistir que a infecção só é perigosa para idosos e pessoas com doenças prévias.

O mais preocupante é que além desses problemas, que se repetem, a agenda econômica não avança e é prejudicada pela incerteza política que sempre aumenta, com saídas sucessivas de ministros, discussões entre o executivo, o judiciário e o legislativo. Tais fatos, causam apreensões aos investidores, que ponderam não investir em país tão tumultuado politicamente.

A imagem do presidente também sofre abalos. No final de junho, a rejeição atingiu 44% e aprovação 32%.

O resultado deste cenário é que, em plena pandemia, o país está num “pendulo político”, que oscila de acordo com as circunstâncias do dia a dia.  

Difíceis as previsões!

 

Deixe sua Opinião