Notícias

Opinião: Chile exemplo mundial na vacinação

Postado às 07h12 | 26 Fev 2021

Ney Lopes

O Chile é hoje exemplo mundial na aplicação de vacinas contra covid19.

O país começou a vacinar sua população em 3 de fevereiro, e três milhões de pessoas já receberam pelo menos uma dose, o que equivale a 16% da população do país. A percentagem supera os países vizinhos, como a Argentina (1,65%), Brasil (3.43%) como também está acima de países como a Espanha (9,59% da população vacinada) e muito perto dos Estados Unidos (19,44%).

A quantidade de vacinas disponíveis e a velocidade da operação, com pelo menos 1.300 postos de atendimento no seu longo território, faz do país sul-americano um exemplo regional e mundial. México, Colômbia, Peru, Uruguai e Paraguai já pediram ajuda às autoridades chilenas. O sucesso da estratégia combina elementos históricos e outros conjunturais como a força do sistema de atendimento primário de saúde pública.

O governo espera vacinar 15 milhões de pessoas neste primeiro semestre e, com isso, alcançar a imunidade da população chilena até o final de junho. O centro da estratégia chilena tem sido o pragmatismo e a variedade de laboratórios, com os quais negociou paralelamente e por diferentes caminhos.

A existência de planos alternativos foi especialmente benéfica, considerando-se os atrasos nas entregas. O Governo tem um lema: o perfeito é inimigo do bom, e é preciso chegar a acordos rapidamente, porque outros países estão na lista de espera para selar as negociações de compra das vacinas. .

O Chile tem 30 acordos comerciais vigentes nos principais países e blocos do mundo. Mesmo sendo um país pequeno, portanto, está bem inserido na cena econômica global e tem uma azeitada máquina de relações comerciais, que foi ativada a tempo e quase naturalmente no momento de negociar com rapidez as vacinas contra a covid-19.

Esse é bom exemplo de governança sanitária na América Latina;

 

Deixe sua Opinião