Notícias

Opinião: "Cônego Flávio Medeiros honra para a Igreja do RN"

Postado às 06h52 | 11 Abr 2022

O editor e esposa com o Padre Flávio Medeiros, em visita a Basílica de São Pedro, no Vaticano

Ney Lopes

A cidade de Acari (RN) é um celeiro de vocações religiosas.

Segundo o eminente escritor padre João Medeiros, “doze de seus filhos foram ungidos presbíteros. Destaca-se Dom Eugênio de Araújo Sales, primeiro cardeal norte-rio-grandense, figura notabilíssima no cenário da Igreja”.

Recentemente, o Papa Francisco transformou a matriz de Acari em Basílica, o que significa casa do rei e da rainha, o templo de Nossa Senhora da Guia.

Ontem, 11, o Papa Francisco nomeou o Padre Flávio José de Medeiros Filho,  natural de Acari, Cônego da Basílica Vaticana.

O Cabido da Basílica Papal de São Pedro é constituído por um colégio de sacerdotes nomeados pelo Papa, no papel de cônegos. Tem uma história milenar, criado em 1053, através de Bula de São Leão IX.

No pontificado do Papa Eugênio IV (1145-1153), o Cabido se transformou em comunidade autônoma.

A partir do século XVI, a história do Cabido se entrelaça com a da Fábrica de São Pedro, uma instituição que administra o dia-a-dia da Basílica, as despesas relacionadas, os problemas técnico-funcionais, o patrimônio mobiliário e imobiliário vinculado, os créditos e as dívidas e o relativo orçamento.

No final de 2021, o Papa Francisco aprovou as novas normas para o Cabido Vaticano, em vista da reforma desta instituição milenar. No século passado, a atividade do Cabido na vida da Basílica Vaticana progressivamente orientou-se para a redescoberta das suas verdadeiras funções originárias, que consistem sobretudo no ministério da oração.

Neste Domingo de Ramos, o padre Flávio Medeiros renovou a sua profissão de fé sacerdotal, recebeu a Bula pontifícia e as insígnias eclesiásticas, próprias da sua nova função no Vaticano.

O sacerdote potiguar já prestava serviços há vários anos na Basílica de São Pedro, Vaticano.

A sua nomeação é uma honraria para a comunidade católica do RN.

Justo prêmio pela sua dedicação à Igreja.

O cônego Flávio Medeiros é conhecido mundialmente pela função de um dos dois cerimoniário da Basílica de São Pedro, cuidando de todos os detalhes das celebrações ali realizadas.

O “Correio Braziliense” em reportagem destacou a sua discrição e o seu prestígio no Vaticano, ao divulgar que ele tem acesso livre a espaços fortemente vigiados.

Basta um aceno para circular livremente pelos pátios cercados pela Guarda Suíça e por altos muros.

O serviço aos cardeais no altar valeu a ele o respeito da cúpula da Igreja.

Que Deus abençoe sempre o Padre Flávio Medeiros, o garoto de Acari, que hoje ocupa espaço de grande importância, nos rumos de uma instituição milenar.

 

 

Deixe sua Opinião